Teste o desempenho do disco rígido com o DiskMark

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Manutenção, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Quando você compra um disco rígido novo, pode ser uma boa ideia executar um teste de benchmark, para verificar se ele alcança a velocidade prometida pelo fabricante. Para essa tarefa, você pode usar DiskMark, um programa gratuito capaz de testar a velocidade do disco rígido e outros dispositivos de armazenamento.

Publicidade

DiskMark é um programa bem simples de usar. Com ele você pode determinar a velocidade de gravação e leitura do disco rígido e outros dispositivos de armazenamento de dados, como HDs externos ou pendrives.

Ao iniciar o DiskMark, ele permite que você especifique algumas opções para determinar como o teste será realizado, como por exemplo o tamanho dos blocos e o número de vezes que o benchmark será executado.

No entanto, as opções padrões funcionam muito bem. Se você quiser apenas fazer um teste rápido em seu disco rígido, selecione a unidade de disco que deseja verificar e clique no botão "Run" para realizar o teste.

Uma vez iniciado o teste, o programa irá traçar dois gráficos em tempo real, um para exibir a velocidade de gravação e o outro, a velocidade de leitura. Esse gráfico pode ajudá-lo a identificar variações de velocidade.

Ao concluir o teste, você pode verificar as velocidades máxima, mínima e média, alcançadas nos testes de gravação e leitura do disco rígido para descobrir se existe algum problema de desempenho no disco rígido.

No geral, o DiskMark é um programa simples, mas bastante útil. Ele é compatível com todas as versões do Windows e lhe oferece uma forma rápida de testar a velocidade de disco rígidos, HDs externos e pendrives.

Download DiskMark

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *