Remova rootkits com o Malwarebytes Anti-Rootkit

Publicidade

Os rootkits são arquivos maliciosos dificilmente detectados pelos antivírus que são executados através de processos em segundo plano com o objetivo principal de roubar dados e enviá-los para os cibercriminosos.

Por esse motivo, é importante usar um programa especializado na detecção e remoção de rootkits, como o Malwarebytes Anti-Rootkit, uma ferramenta gratuita capaz de detectar e remover rootkits de seu computador

Remova rootkits do seu computador com o Malwarebytes Anti-Rootkit

Publicidade

Anti-Rootkit é uma ferramenta portátil, que você pode executar em qualquer lugar, o que o torna ideal para você colocar no pendrive, junto com o seu kit de ferramentas de manutenção para resolução de problemas.

Para usar o programa, extraia o conteúdo do arquivo baixado e execute o arquivo “mbar.exe”. Em seguida, clique em “Next” e depois em “Update” para fazer o update do banco de dados de definições do programa.

Uma vez que o banco de dados do Malwarebytes Anti-Rootkit for atualizado com as definições de arquivos maliciosos mais recentes, clique em “Next”. Para começar a verificação do sistema, basta clicar em “Scan”.

O processo de verificação pode demorar um pouco, dependendo do número de arquivos armazenados em seu disco rígido. Se algum rootkit for detectado durante a verificação, uma opção de limpeza será fornecida.

Para remover os rootkits encontrados pelo programa, basta clicar no botão “Cleanup”. Em seguida, depois de fazer a remoção dos rootkits, você precisa reiniciar o computador para completar o processo de limpeza.

Por padrão, antes de fazer a limpeza o programa cria um ponto de restauração. Então, se algum problema acontecer depois da remoção, você pode restaurar o sistema para o ponto anterior a remoção dos rootkits.

Além de remover rootkits do seu computador, o Malwarebytes Anti-Rootkit também é capaz de reparar os danos causados por eles, tais como funções desativadas para impedir a detecção dos arquivos maliciosos.

Depois de remover os rootkits, se alguma função do Windows não estiver funcionando corretamente, você pode executar a ferramenta “fixdamage.exe” para corrigir os problemas. A ferramenta está na pasta do mbar.

Por fim, a versão atual do Malwarebytes Anti-Rootkit é beta e expira em 10 de dezembro de 2012. Não está claro se haverá uma versão paga e outra gratuita com limitações, assim como o Malwarebytes Anti-Malware.

Download Malwarebytes Anti-Rootkit

Compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8 (32 e 64 bits).

Publicidade

Deixe o seu comentário: