Reforce a segurança do Windows com o HardenTools

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Segurança, Softwares.
Publicidade

Existem recursos no Windows que não são úteis para usuários comuns e podem ser usados para executar códigos maliciosos. Para desativar esses recursos, você pode usar o Hardentools, uma ferramenta gratuita para Windows que desativa diversos recursos do sistema operacional para tornar o Windows mais seguro.

HardenTools

Publicidade

O Hardentools é muito prático de usar. Uma vez iniciado o programa, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão "Harden" para ele realizar as modificações na configurações do Windows e desativar os recursos.

Ao terminar de desabilitar os recursos, ele solicitará que você reinicie o computador para que as alterações sejam aplicadas. Veja abaixo a lista de recursos que o Hardentools desativa do Windows ao ser executado:

  • Desativa o Windows Scripting Host que permite a execução de VBScript e Javascript.
  • Desativa o AutoRun e Execução Automática, como por exemplo ao conectar um pendrive.
  • Desativa a execução do PowerShell e Prompt de Comando via Windows Explorer.
  • Desativa o uso de macros no Microsoft Office (Usado por malwares).
  • Desativa a execução de objeto OLE do Microsoft Office (Usado por spywares).
  • Desativa o uso do ActiveX em todos os aplicativos do Office.
  • Desativa o JavaScript em documentos PDF no Acrobat Reader (Usado para atividades maliciosas)
  • Desativa a execução de objetos incorporados em documentos PDF.

Note que na versão atual o programa não oferece uma opção para você selecionar os recursos que deseja desativar, mas segundo o desenvolvedor essa opção será adicionada nas futuras versões do Hardentools.

As alterações são aplicadas apenas a conta do usuário ativa. Caso você queira desabilitar os recursos nas contas de outros usuários, você terá que fazer login na conta dos outros usuários e executar o Hardentools.

Caso você queira restaurar os recursos desativados, basta você executar novamente o Hardentools e clicar no botão "Restore" que será exibido para que todas as alterações feitas pelo Hardentools sejam revertidas.

Em resumo, Hardentools oferece uma forma fácil de você reforçar a segurança do Windows. Ele pode ser muito útil, desde que você não use recursos como o Prompt de Comando e o PowerShell em seu dia a dia.

Download Hardentools

Compatível com Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Excepcional esta dica.

    Obrigado Sérgio por tudo.

Deixe um comentário

Esse artigo foi útil para você? Ajude nós curtindo a página no Facebook. Compartilhar o artigo - Curtir o SoftDownload
Publicidade