Proteja seu computador com RansomFree

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Segurança, Softwares.
Publicidade

O ransomware é um tipo de arquivo malicioso que criptografa os arquivos nos computadores das vitimas e, uma vez feito isso, os cibercriminosos cobram um resgate para a vítima recuperar os dados criptografados.

Para reduzir as chances de você se tornar vitima de um ransomware, você pode utilizar o RansomFree, um programa gratuito para Windows que protege o seu computador contra possíveis ataques de ransomwares.

ransomfree

Publicidade

O funcionamento do RansomFree é bastante interessante. Uma vez instalado, ele cria alguns arquivos em seu computador que são monitorados constantemente pelo programa, que é executado em segundo plano.

Ele cria arquivos de formatos populares como o DOCX, SQL e XLS que são os principais alvos de ataques de ransomwares, uma vez que eles geralmente são arquivos pessoais e arquivos relacionados ao trabalho.

Esses arquivos são colocados no início dos diretórios para que sejam os primeiros a serem atacados. Isso permite que o ataque seja detectado pelo monitoramento do RansomFree antes de chegar a seus arquivos.

Qualquer processo que modificar um arquivo monitorado pelo programa será bloqueado automaticamente, o que em teoria, permite que o RansomFree bloqueie o ransomware antes dele infectar os arquivos "reais".

Para impedir que os ransomwares identifiquem os arquivos criados pelo RansomFree na tentativa de burlar o monitoramento, o nome da pasta, assim como o nome dos arquivos criados são gerados aleatoriamente.

Por fim, segundo a CyberReason, a empresa por trás do RansomFree, a técnica de monitoramento usada pelo programa é capaz de proteger seu computador contra mais de 40 famílias de ransomwares diferentes.

Em resumo, juntamente com outras soluções, como por exemplo, a criação de backups periodicamente, o RansomFree pode ser uma boa opção para você proteger os seus dados contra o ataque de ransomwares.

Download RansomFree

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

2 comentários

  • “Esses arquivos são colocados no início dos diretórios para que sejam os primeiros a serem atacados. Isso permite que o ataque seja detectado pelo monitoramento do RansomFree antes de chegar a seus arquivos.”

    Método primitivo (falho) de funcionamento! Qualquer cibercriminoso ajusta fácil seu ransomware para passar batido por este “mecanismo de segurança”.

    • Muitas vezes as soluções mais simples são as mais eficazes.

      Os caras estudaram o comportamento dos ransomwares para criar o programa e esse método “primitivo” foi capaz de bloquear a ação de mais de 40 tipos diferentes de ransomwares.

      É claro que se pode criar uma forma de contornar o monitoramento dos arquivos, mas o programa foi criado por uma pequena empresa e provavelmente nenhum cibercriminoso irá se preocupar com 0,01 do mercado, quando tem outros 99,99% para ele atingir sem se preocupar em contornar arquivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *