Otimize sua rede Wi-Fi com o Wi-Fi Analyzer

Publicidade

A maioria dos roteadores vem configurados de fábrica para usarem o mesmo canal de Wi-Fi e quanto mais roteadores usando o mesmo canal, maior será a interferência e por consequência menor será a velocidade.

Para descobrir qual o canal mais recomendado para a sua rede Wi-Fi você pode usar o Wi-Fi Analyzer, um aplicativo gratuito para Windows 10 que examina as redes Wi-Fi e lhe recomenda o melhor canal para usar.

wi_fi_analyzer_windows10

A janela principal do aplicativo exibe a estabilidade da conexão em porcentagem, a força do sinal em dBM, várias informações sobre a rede e o roteador, como SSID (nome da rede), canal, endereço IP e segurança.

Você pode usar a intensidade do sinal mostrada para descobrir o melhor local para colocar o seu roteador, assim como os locais com sinal fraco. Quanto menor o valor exibido em dBm, melhor será a força do sinal.

Para fazer uma análise das redes Wi-Fi próximas, clique na opção “Análise” no menu superior. O aplicativo irá exibir um gráfico com os canais das redes Wi-Fi próximas e vai lhe recomendar um canal menos usado.

Nas opções disponíveis do lado direito inferior você pode trocar o gráfico para banda de 2.4 e 5GHz, alterar o tipo de gráfico usado e configurar o que será exibido, como o nome da rede, número de redes por canal, etc.

Com base nessa informação, você pode acessar a página de configuração do seu roteador e trocar o canal pelo recomendando. Isso irá melhorar a qualidade do sinal e como consequência, a velocidade da conexão.

Por fim, clicando na opção “Redes” no menu superior, ele exibe todas as redes Wi-Fi próximas, com nome, sinal e canal, e você também pode clicar na opção “Mostrar/Ocultar detalhes” para exibir mais informações.

No geral, Wi-Fi Analyzer é um aplicativo simples, que pode ajudar a melhorar a qualidade e a velocidade da sua rede Wi-Fi. Você também pode usá-lo no Android e, em outras versões do Windows, utilizar o InSSIDer.

Download Wi-Fi Analyzer para Windows 10

Publicidade

Comentários:

Deixe o seu comentário: