Mova programas para outro HD com o FreeMove

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Portátil, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Nós já mostramos antes como mover programas para outra partição ou disco rígido para liberar espaço na unidade C, porém o processo é todo manual. Para automatizar esse processo você pode usar o FreeMove, um programa gratuito que oferece uma forma fácil de você mover programas instalados para outra unidade.

Mova programas para outro HD com o FreeMove

Publicidade

FreeMove é um programa portátil simples de usar. A única observação é que ele deve ser executado como administrador. Clique com o botão direito no arquivo "FreeMove" e selecione "Executar como Administrador".

Uma vez executado, tudo o que você precisa fazer é indicar a pasta do programa no campo "Move From", a pasta destino na outra unidade para onde deseja mover o programa no campo "To" e clicar no botão "Move".

Em seguida, o FreeMove irá mover a pasta do programa para a outra unidade e irá criar um "link simbólico" para a pasta movida, que é um atalho que faz com o que o programa acredite que ainda está na unidade C.

Isso permite que você utilize o programa movido normalmente sem nenhum tipo de erro e todos os atalhos
que estiverem na área de trabalho, menu iniciar ou na barra de tarefas continuarão a funcionar como antes.

Se você abrir a pasta na unidade C, você ainda verá os arquivos, porém, eles não estão realmente mais lá, ela é apenas um atalho para a pasta do programa na outra unidade, para onde os arquivos foram movidos.

Por fim, se você quiser desfazer o processo e trazer o programa de volta para a unidade C, basta deletar o atalho do programa criado na pasta "Arquivos de Programas" e copiar a pasta de volta para o local original.

Em resumo, se você está sem espaço na unidade C, você pode utilizar o FreeMove para mover programas instalados na unidade C para uma partição ou HD com espaço livre sem que seja necessário reinstalá-los.

Download FreeMove

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

3 comentários

  • Uma dúvida:
    A maioria dos programas gera informações no registro do Windows. Este fato não criará erros na execução do programa ?
    Grato.

    • Não, pois o programa é executado virtualmente na pasta de origem.

  • Par quem usa SSD é uma ótima opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *