Melhore o Windows Explorer com o DMEX

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Softwares, Utilitário.
Publicidade

O Windows Explorer funciona muito bem para a maioria das pessoas, mas é possível torná-lo ainda melhor adicionando algumas opções que ele não possui nativamente. DMEX é um programa gratuito para Windows que oferece uma série de funções extras que lhe ajudam a melhorar a funcionalidade do Windows Explorer.

Melhore a funcionalidade do Windows Explorer com o DMEX

Publicidade

Uma vez instalado, o DMEX será executado em segundo plano a partir da bandeja do sistema. Para abrir o menu do DMEX com as opções que ele oferece, abra uma janela do Windows Explorer e pressione Ctrl+F1.

O menu do DMEX está organizado em cinco pastas com opções para você organizar as janelas abertas do Windows Explorer, realizar operações com arquivos, navegar no Windows Explorer, executar, copiar e colar.

Por exemplo, nas opções para organizar as janelas do Windows Explorer você pode organizar rapidamente duas ou mais as janelas horizontalmente e verticalmente, definir, salvar e restaurar a posição e fechar tudo.

Nas operações com arquivos você pode criar e limpar os diretórios, renomear, selecionar e mover arquivos, assim como usar a opção de sincronização para deixar duas pastas sincronizadas com o mesmo conteúdo.

Nas seção de navegação você pode navegar pelas pastas e adicionar as pastas que mais usa no menu do DMEX para acesso rápido. Da mesma forma, na seção executar você pode colocar os programas favoritos.

Por fim, a seção da área de transferência oferece opções para você copiar rapidamente o nome e caminho dos arquivos, colar os nomes copiados em arquivos, assim como criar uma coleção com os itens copiados.

Várias funções do DMEX podem ser acessadas através de tecla de atalho sem que seja necessário abrir o menu. Por exemplo a tecla de atalho Ctrl+F11 organiza duas janelas do Windows Explorer horizontalmente.

Note que nem todas as funções possuem uma tecla de atalho definida, porém, é possível configurá-las nas opções do DMEX. Além disso, você também pode ocultar do menu as funções que não são úteis para você.

Em resumo, apesar de algumas opções já estarem disponíveis nativamente no Windows Explorer, o DMEX fornece outras funções que podem ajudá-lo na navegação e manipulação de arquivos no Windows Explorer.

Download DMEX

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

2 comentários

  • Olá existe algum programa que deixa o tamanho das Colunas do Windows Explorer com redimensionamento automático? Obrigado.

    • Não conheço, mas você pode pressionar a tecla Ctrl e a tecla + do teclado numérico simultaneamente para redimensionar automaticamente as colunas da janela aberta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *