Instale programas a partir do prompt de comando

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Softwares, Utilitário.
Publicidade

Geralmente, para instalar um programa no Windows você precisa pesquisar o programa que deseja baixar na internet, baixá-lo para seu computador, executar o arquivo de instalação e fazer a instalação do programa.

Embora não seja difícil instalar programas dessa forma, existem formas mais práticas, como o Chocolatey, um programa gratuito capaz de baixar e instalar programas em seu computador com um simples comando.

Instale programas no Windows a partir do prompt de comando

Publicidade

Para começar, você precisa instalar o Chocolatey no computador. Acesse a página do Chocolatey, copie o comando, execute o prompt de comando (CMD) como "administrador", cole o comando e pressione "Enter".

Uma vez instalado o Chocolatey, você está pronto para instalar programas em seu computador a partir do prompt de comando. O comando para você baixar e instalar programas é: choco install nomedoprograma.

Digamos que você queira instalar o Google Chrome em seu computador. Tudo o que você precisa fazer é abrir o prompt de comando como usuário administrador e digitar o comando: choco install GoogleChrome.

Por último, pressione "Enter" e o Chocolatey vai fazer o download do programa e executar a instalação de forma totalmente automatizada, você não precisará fazer mais nada para concluir a instalação do programa.

Quer entender o comando? A primeira palavra "choco" chama o Chocolatey, a palavra "install" é referente a ação que será executada e a última palavra "GoogleChrome", é o nome do programa que será instalado.

Para descobrir como colocar o nome do programa, você tem duas opções. Fazer uma busca usando parte do nome do programa "choco search Chrome" ou visitar o site do Chocolatey para ver a lista de programas.

Você também pode usá-lo para atualizar e desinstalar os programas. Para atualizar um programa, utilize o comando "choco update nomedoprograma" e para desinstalá-lo, utilize "choco uninstall nomedoprograma".

Existe ainda o comando "cup all", que você pode utilizar para atualizar todos os programas instalados pelo Chocolatey. Esse comando pode ser útil para atualizar programas que não tenham atualização automática.

Em resumo, Chocolatey é uma excelente opção para instalar os programas essenciais no computador. Ele tem mais de 200 programas em seu catálogo, incluindo o Firefox, Chrome, Skype, Java, Flash e CCleaner.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *