Gerencie suas finanças pessoais com o GnuCash

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Escritório, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Se você quer ter um controle maior sobre as suas finanças, você pode utilizar o GnuCash, um gerenciador financeiro gratuito para Windows que oferece uma forma fácil de você gerenciar as suas finanças pessoais.

Gerencie suas finanças pessoais com o GnuCash

Publicidade

Ao executar o GnuCash pela primeira vez clique no menu "Arquivo > Novo Arquivo" e siga o passo a passo para configurá-lo, definindo por exemplo a moeda utilizada e as categorias (contas) de despesas e receitas.

Para começar, você deve lançar as suas receitas, como por exemplo, seu salário e também os seus ativos, como o dinheiro disponível em sua conta corrente, na poupança e o dinheiro que você tem em sua carteira.

Se você recebe o salário na conta corrente, no campo "Transferência" você deve escolher a opção "Conta Corrente". Você pode usar a opção "Programar" para automatizar o lançamento diário, semanal ou mensal.

Uma vez feito isso, você pode começar a lançar suas despesas com o automóvel, internet, saúde, telefone, aluguel, supermercado, educação, diversão, transporte, vestuário, seguros, condomínio e assim por diante.

Ao lançar uma despesa, como por exemplo um abastecimento em seu veículo feito com dinheiro, acesse a conta "Despesas > Automóvel > Combustível" e, em "Transações" selecione a opção "Dinheiro na Carteira".

Despesas pagas com cartão de crédito devem ser lançadas na conta "Passivo > Contas a Pagar > Cartão de Crédito". Por padrão, você deve lançar o valor integral da fatura do cartão e não as compras individuais.

O GNuCash tem vários relatórios interessantes, como balancete, extrato, orçamento, gráficos de receitas e despesas que podem ser personalizados com data de início e término e impressos e exportados em PDF.

Se você usava outros programas de gerenciamento financeiro, como por exemplo, o Quicken e MS Money, você também pode importar seus arquivos com dados financeiros em formato QIF e OFX para o programa.

Por último, GnuCash possui dezenas de outros recursos disponíveis que você poder aprender a usar com o tempo. Além disso, quando estiver com alguma dúvida, você pode consultar o manual básico do GnuCash.

Download GnuCash

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Eu uso o Toshl.com. Ele suporta o modo offline e online no aplicativo do Windows Phone e sincroniza rapidamente na web, então eu fixei a página da minha conta como aplicativo na aba do meu Firefox e coloquei para logar automaticamente e salvar senha, é muito prático.

    Seu ponto forte são as tags muito organizadas. Minha principal despesa, por exemplo, é almoço (que coloquei com a tag restaurante), e esta é a primeira, pois é a mais utilizada.

    Possui gráficos e vários recursos analíticos, por exemplo, avisa-me que o sábado é o dia que eu mais gasto e que devo me cuidar das despesas nesse dia, entre outras.

    Cria múltiplos orçamentos, tenho um, por exemplo, para aposta em loterias que não me deixa viciar. Dificilmente troco por outro.

Deixe um comentário