Extraia tabelas de arquivos PDF com o Tabula

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Escritório, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Se você já tentou copiar alguma tabela de um arquivo PDF, você sabe que não existe uma maneira fácil de copiar tabelas de arquivos PDF e colar em uma planilha do Excel. Felizmente, existem algumas opções que facilitam o processo, como o Tabula, um programa gratuito que lhe permite extrair tabelas de arquivos PDF.

Extraia tabelas de arquivos PDF com o Tabula

Publicidade

Tabula é um programa portátil muito simples de usar. Basta extrair o conteúdo do arquivo ZIP do programa para uma pasta qualquer no computador e clicar duas vezes no arquivo "tabula.exe" para começar a usá-lo.

Uma vez iniciado, o Tabula será aberto em uma janela do navegador. Clique no botão "Browse", adicione o arquivo PDF que contém as tabelas que deseja extrair e clique em "Import" para ele importar o arquivo PDF.

Uma vez carregado o arquivo PDF, você terá duas maneiras de selecionar a tabela que deseja extrair. Você pode clicar no botão "Autodetect tables" ou então, selecionar manualmente a tabela que você deseja extrair.

Depois de selecionar as tabelas, clique em "Preview & Export Extracted Data" para pré-visualizar as tabelas selecionadas e se estiver tudo certo, clique no botão "Export" para salvar os dados extraídos em um arquivo.

Os dados são exportados por padrão no formato CSV, que você pode abrir no Excel e outros programas de planilhas como o LibreOffice Calc. É possível também exportar os dados em formato TSV, JSON, ZIP e SH.

Em resumo, Tabula é uma excelente opção para extrair tabelas de arquivos PDF. Ele funciona muito bem e os resultados são ótimos. Porém é importante notar que ele não extrai tabelas de documentos escaneados.

Download Tabula

Disponível para Windows, Linux e Mac.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *