Delete arquivos de forma segura com o WipeFile

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Portátil, Segurança, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Quando você deleta um arquivo no computador, ainda é possível recuperá-lo, mesmo depois de esvaziar a lixeira. Para apagar os seus arquivos de forma segura, você precisa utilizar um programa como o WipeFile, um programa gratuito para Windows que lhe permite excluir arquivos do computador de forma permanente.

Publicidade

O funcionamento do WipeFile é muito simples. Ele sobrescreve diversas vezes a área do disco rígido onde o arquivo estava salvo, tornando assim praticamente impossível a recuperação do arquivo original deletado.

O WipeFile é um programa portátil. Portanto, basta você extrair o conteúdo do arquivo compactado e  abrir o arquivo EXE. Com o programa aberto, clique no menu "Extras > Sprache/Language" para alterar o idioma.

Uma vez feito isso, basta você adicionar os arquivos e/ou pastas que deseja deletar. Você pode arrastar os arquivos e pastas para a janela do WipeFile ou então utilizar as opções para adicionar arquivos e diretórios.

Em seguida, selecione o método que deseja usar. O WipeFile oferece 14 métodos e quanto mais vezes os arquivos forem sobrescritos, menor será a chance de recuperação, porém mais demorado será o processo.

Por fim, clique no botão "Destruir" para deletar os arquivos e/ou pastas de forma permanente. Ao adicionar uma pasta, você também pode filtrar seus arquivos por extensão, para deletar apenas arquivos específicos.

Nas configurações do programa você também pode integrá-lo ao menu de contexto do Windows, para que você possa deletar arquivos/pastas de forma permanente simplesmente clicando com o botão direito neles.

Em resumo, WipeFile oferece uma forma segura de você excluir permanentemente arquivos armazenados no disco rígido do seu computador, assim como no pendrive e outras mídias de armazenamento de dados.

Download WipeFile

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário