Delete arquivos de forma segura com o SDelete

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Manutenção, Segurança, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Quando você deleta um arquivo em seu computador, ele ainda pode ser recuperado facilmente usando um programa de recuperação de dados. Para excluir arquivos permanentemente você precisa de um programa com o SDelete, uma ferramenta gratuita para Windows que lhe permite deletar arquivos de maneira segura.

Delete arquivos de forma segura com o SDelete

Publicidade

A primeira coisa que você deve notar é que o SDelete é baseado em linha de comando. Se você não gosta de usar o prompt de comando, eu recomendo que você tente outros programas, como o Eraser e WipeFile.

Uma vez dito isso, para usar o SDelete, abra o Prompt de Comando, navegue até a pasta onde você extraiu o conteúdo do arquivo zip baixado e, em seguida execute o comando sdelete para ver a lista de parâmetros.

Uma maneira rápida de acessar a pasta do SDelete pelo Prompt de Comando, é abrir a pasta no Windows Explorer, digitar CMD no campo de endereço e pressionar Enter para abrir o Prompt de Comando na pasta.

O programa possui duas opções de uso. Você pode usá-lo para excluir arquivos de forma segura para evitar que eles sejam recuperados e limpar o espaço livre no disco para remover os rastros de arquivos excluídos.

Veja alguns exemplo de comandos:

  • Deletar um arquivo: sdelete -q caminho do arquivo

Exemplo: sdelete -q c:\softdownload\softdownload.doc

  • Deletar uma pasta: sdelete -s caminho da pasta

Exemplo: sdelete -s c:\softdownload

  • Executar a substituição várias vezes: sdelete -q -p N caminho do arquivo

Exemplo: sdelete -q -p 3 c:\softdownload\softdownload.doc

  • Limpar o espaço livre no disco: sdelete -c unidade

Exemplo: sdelete -c C:

Por fim, note que o tempo da operação depende do que está sendo excluído. Por exemplo, deletar arquivos individuais é rápido, por outro lado excluir pastas grandes e limpar o espaço livre pode demorar várias horas.

Download SDelete

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *