Crie atalhos para executar tarefas com o NirCmd

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Portátil, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Existem algumas tarefas no computador que podem ser semiautomatizadas através da criação de atalhos para a execução dessas tarefas. Para criar esses atalhos, você pode usar o NirCmd, um programa gratuito para Windows que permite que você execute diversas tarefas no computador utilizando comandos simples.

nircmd

Publicidade

Você pode usar o NirCmd para desligar o monitor, desligar/reiniciar o computador, ejetar drive de CD/DVD, aumentar e diminuir o volume, abrir a proteção de tela, esvaziar a lixeira, etc. Veja a lista de comandos aqui.

A utilização do programa é muito simples. tudo o que você precisa fazer é executar o "nircmd.exe" seguido do parâmetro desejado. Por exemplo, digite o comando "nircmd.exe monitor off" para desligar seu monitor.

Porém, a melhor característica do NirCmd é que você pode executar essas tarefas com apenas um clique, uma vez que você pode criar atalhos na área de trabalho com os comandos para execução dessas tarefas.

Para isso, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione a opção "Novo > Atalho". Em seguida, clique em "Procurar", selecione o arquivo "nircmd.exe" e adicione o parâmetro desejado após o executável.

Uma vez criado o atalho, você pode executar a tarefa simplesmente com um duplo clique no atalho da área  de trabalho. Se quiser executá-la com apenas um clique, você pode fixá-la na barra de tarefas do Windows.

Em resumo, NirCmd é um programa simples, que pode ajudá-lo a realizar algumas tarefas no computador de maneira semiautomatizada. Ele é um programa portátil e compatível com todas as versões do Windows.

Download NirCmd (64 bits)

Download NirCmd (32 bits)

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário