Controle o firewall do Windows com o TinyWall

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Segurança, Softwares.
Publicidade

O firewall do Windows foi completamente reformulado a partir do Windows 7 e os problemas que existiam no antigo firewall do Windows XP foram corrigidos, agora ele é um firewall bastante confiável para se usar.

Porém, ele ainda não é perfeito. Por exemplo, criar regras no firewall do Windows para liberar ou bloquear o acesso de programas não é uma tarefa simples, especialmente para os usuários com pouca experiência.

TinyWall é uma ferramenta gratuita que oferece uma forma mais simples de você controlar o firewall nativo do Windows 7, 8 e 10, bloqueando ou autorizando o acesso dos programas a internet com um único clique.

Controle o firewall do Windows com o TinyWall

Publicidade

A melhor característica do TinyWall é que ele tem uma abordagem diferente de outros programas. Ele não exibe aqueles pop-ups irritantes perguntando se você deseja bloquear ou permitir o acesso dos programas.

Por padrão, ao instalar o TinyWall, ele irá bloquear o acesso a internet de todos os programas instalados em seu computador. Para que um programa possa acessar a internet, você precisará desbloqueá-lo antes.

Para liberar o acesso de programas a internet, clique com o botão direito no ícone do TinyWall na bandeja do sistema e escolha uma das três opções (Lista branca por executáveis, Executáveis ativos e por janelas).

A opção "Lista branca por executáveis" permite que você selecione o arquivo executável do programa que deseja liberar. Essa opção é util para liberar o acesso a internet de programas que não estão em execução.

Já a opção "Lista branca por executáveis ativos" permite que você selecione a partir da lista de programas em execução. Na opção "Lista branca por janelas" você precisa clicar na janela do programa para liberá-lo.

O TinyWall oferece ainda 4 modos de operação (normal, bloquear tudo, permitir apenas saída e desabilitar o firewall), Além disso, existe também o modo automático, onde o programa aprende de acordo com o uso.

O "modo automático" pode ser útil para realizar uma configuração inicial. Ao ativá-lo, você pode abrir todos os programas que deseja liberar o acesso a internet e o TinyWall criará automaticamente regras para eles.

O modo padrão é o "Normal". Nesse modo, apenas programas adicionados na lista branca podem acessar a internet. Se você for utilizar o "modo automático", retorne para o "modo normal" após liberar os programas.

Se você deseja que todos os programas tenham acesso a internet, e quer bloquear programas específicos, você pode usar o modo "Permitir apenas saída" onde você cria regras apenas para bloquear os programas.

Outros recursos do TinyWall incluem proteção contra adulterações, senha para proteger as configurações do firewall, opção para configurar exceções especiais, como o compartilhamento de arquivos e impressora.

Download TinyWall

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Parabéns, ótima dica!

Deixe um comentário