Como testar se o antivírus está protegendo seu computador

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.

Uma boa forma de testar se o antivírus que está usando realmente protege seu computador contra contaminações é fazer o teste EICAR, um teste prático e fácil que lhe permite descobrir se o seu antivírus é seguro e detecta possíveis ameaças.

Como testar se o antivírus está protegendo seu computador

Publicidade

O teste EICAR foi desenvolvido pelo Instituto Europeu para Pesquisa de Antivírus de Computador e consiste em criar um arquivo que possui uma linha de caracteres que simula um vírus. Dessa forma você pode testar a eficiência de seu antivírus na detecção de vírus.

Antes de fazer o teste é importante ressaltar que esse arquivo não é um vírus, ele somente simula um vírus para testar se seu antivírus está funcionando corretamente. Tudo o que ele faz ao ser executado, é exibir a mensagem “EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!”.

Para realizar o teste, crie um arquivo no bloco de notas com o texto abaixo. Ao salvar o arquivo, o seu antivírus deve detectá-lo imediatamente e realizar as ações necessárias, como deletar o arquivo ou enviá-lo para a quarentena.

Copie o texto abaixo no bloco de notas e salve o arquivo com a extensão “.com”.

X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Salvei o texto no Bloco de notas com a extensão .com indicada e o AVG detectou de imediato!! Fiquei satisfeita em saber que meu anti-vírus está alerta!

Deixe um comentário