Como recuperar fotos deletadas de câmeras e cartões

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Imagem, Softwares, Tutoriais.

Se você deletou fotos que estavam em sua câmera, cartão de memória ou computador e, está procurando uma forma de recuperar as fotos que foram deletadas, o programa gratuito Photorec pode salvar o seu dia.

Photorec é capaz de recuperar fotos deletadas de cartões de memória (SD, Compact Flash, Memory Stick, SmartMedia, MMC), câmeras digitais (Canon, Nikon, Olympus e Sony), discos rígidos e outros dispositivos.

Photorec

Publicidade

No passo a passo abaixo, vamos ensinar a recuperar fotos deletadas de um cartão de memória, mas você pode usá-lo como referência para recuperar fotos deletadas de câmeras digitais, HDs e outros dispositivos.

1. Baixe o Photorec para Windows. Ele vem junto com outro poderoso programa de recuperação de dados, chamado TestDisk. Por conta disso, o nome do arquivo que você irá baixar chama-se: testdisk-7.0.win.zip.

2. Extraia o conteúdo do arquivo testdisk-7.0.win.zip para uma pasta qualquer em seu PC.

Note que você precisa extrair o conteúdo do arquivo para uma pasta. Você não deve apenas abrir o arquivo ZIP. É necessário que você extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta e depois execute o programa.

3. Abra a pasta e clique duas vezes no arquivo "photorec_win.exe" para abrir o programa.

Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 01

4. Ao executá-lo, ele listará todos os dispositivos e unidades de disco disponíveis no computador, incluindo o HD do computador. Use as setas do teclado para selecionar o seu cartão de memória e pressione "Enter".

Para identificá-lo corretamente, olhe o tamanho do dispositivo. Por exemplo, na imagem abaixo, você pode ver que o primeiro é o disco rígido do computador (500 GB) e o segundo é o cartão de memória (1019 MB).

Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 02

5. Selecione a partição que deseja examinar. Geralmente o valor padrão é o correto, uma vez que o próprio PhotoRec detecta automaticamente a tabela de partição. Portanto, basta pressionar "Enter" para continuar.

Você pode selecionar os tipos de arquivos que deseja recuperar em "File Opt" e as opções de recuperação em "Options", mas, os valores padrões funcionam bem, portanto, só modifique-os caso não tenha sucesso.

Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 03

6. No passo seguinte, ele pede para você selecionar o tipo de partição. Novamente, o Photorec seleciona a melhor opção automaticamente. Basta pressionar "Enter" para prosseguir com o processo de recuperação.

Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 04

7. Defina se ele deve pesquisar as fotos deletadas apenas no espaço livre do dispositivo (Free) ou em todo espaço de armazenamento do dispositivo (Whole) e pressione "Enter" para avançar para a próxima etapa.

Eu recomendo que você experimente o modo "Free" e se não tiver sucesso, use o modo "Whole" para fazer uma busca em todo o dispositivo, incluindo as áreas do disco que já foram sobrescritas por novos arquivos.

Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 05

8. Por fim, selecione a pasta onde deseja salvar as fotos recuperadas.

Por padrão, ele salva as fotos na pasta onde os arquivos do Photorec foram extraídos. Pressione a tecla "C" para iniciar a recuperação das fotos deletadas, ou use as setas do teclado para indicar uma pasta diferente.

Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 06

9. Ao final da recuperação, ele vai exibir o número de arquivos recuperados.

Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 07

Por padrão, ele cria uma pasta "recup_dir" dentro da pasta indicada para salvar as fotos recuperadas. Note que as fotos são salvas sem o nome original, uma vez que ele faz uma verificação setor por setor da mídia.

Como recuperar fotos deletadas de câmeras digitais e cartões de memória - Imagem 08

Como você viu, apesar de ser executado em um ambiente DOS, Photorec é muito simples de usar. Se você estiver com dificuldade em usá-lo, você pode usar o programa ZAR ou o QPhotorec para recuperar as fotos.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

77 comentários

  • Eu trabalho com manutenção de câmeras e filmadoras, e acidentalmente apaguei todas as fotos do cartão de memória de um cliente. Ela já queria processar a empresa. Depois de uma pesquisa sobre softwares de recuperação de fotos, achei esse o mais eficaz na recuperação de fotos.

  • Minha câmera aparece como dispositivo portátil e não como uma nova unidade de disco, o que eu posso fazer?

    • Felipe, provavelmente existe alguma configuração em sua câmera que você precisa fazer para ela funcionar como unidade de disco. Veja no manual da câmera se encontra algo relacionado a configuração USB.

  • Muito bom esse programa! Havia utilizado vários antes e não tinha conseguido recuperar na quantidade e qualidade que esse programa fez. Muito bom mesmo!! Parabéns!

  • Eu tentei usar, mas quando coloquei pra executar ele exibiu um aviso dizendo que não podia executar pois o pc não possui o arquivo cygwin1.dll.

    • Thais, esse erro acontece quando você executa o Photorec sem descompactar o arquivo baixado para uma pasta. Primeiro você precisa extrair todo o conteúdo do arquivo baixado para uma pasta e depois executar o photorec_win.exe que está dentro da pasta.

  • Só recupera fotos ou videos também? Obrigada

    • É possível recuperar vídeos também, basta seguir o mesmo passo a passo.

  • Bem não quero recuperar todos os arquivos, só os mais recentes, cerca das 50 primeiras fotos, depois disso posso parar o procedimento? tipo “stop” e eu consigo essas que já foram recuperadas? ou tenho que esperar até o fim?

    • Dayana, você tem que esperar, até porque não dá para saber quais fotos ele vai recuperar primeiro. Eu recomendo que você espere ele recuperar todos os arquivos e depois apague os que você não deseja manter.

  • Meu, recuperei as fotos do meu Cruzeiro… valeu!

  • Caraca, muito bom esse programa!

    Salvou minhas fotos do UFC – São Paulo. Quase matei minha esposa quando fui passar as fotos da câmera para o PC e elas não estavam lá. Testei uns três programas e só o Photorec resolveu. Parabéns a equipe de desenvolvimento do software. Abs.

  • E o que fazer quando algumas fotos recuperadas ficam com uma faixa cinza?

    • Quando as fotos aparecem com uma faixa cinza é porque a área onde elas estavam gravadas foi parcialmente usada para gravar novos arquivos. Portanto, elas não podem ser recuperadas por completo.

  • Este tutorial salvou minhas fotos de viagem. Apaguei sem querer e não tinha ideia que teria me ajudado tanto. Muito obrigada!

  • O PhotoRec é o melhor recuperador de arquivos! Consegui recuperar fotos de um cartão de memória, sendo que nenhum outro fez isso! Este programa está de parabéns!

  • Depois de salvar as fotos no computador, ele deu pau e eu já havia apagado o cartão de memória da máquina, 300 fotos de um dia exaustivo de trabalho estavam perdidas. Este tutorial foi imprescindível. O Photorec recuperou todas as fotos com tamanho e qualidade originais. Valeu mesmo pelas informações!

  • Este programa recupera fotos do cartão de memória do celular?

    • Sim, basta colocar o cartão de memória em um computador com leitor de cartão.

  • Recuperei todas as fotos de uma viagem maravilhosa pelo estado de MG e SP. Estava arrasada por ter apagado o cartão de memória… Vocês me salvaram!

    Muuuuuito obrigada!

  • Simplesmente o melhor programa de recuperação de fotos que eu já usei, e olha que eu já usei vários.

    Parabéns pelo post.

  • Programa excelente! Tentei alguns programas e só este funcionou, recuperei as fotos perdidas e outras mais antigas. Obrigado!

  • Olá, fiz todo o processo, porém não consigo visualizar as fotos que estão na pasta recup_dir. O Windows informa que o formato das fotos não são compatíveis.

    • Beatriz, provavelmente a área onde as fotos deletadas estavam gravadas foi usada para gravar novas fotos e as fotos recuperadas ficaram corrompidas. Nesse caso, infelizmente as fotos não podem ser recuperadas pelo Photorec. Tente usar o programa DiskDigger e veja se você tem mais sucesso.

  • Cara, valeu demais. Realmente cumpre o que promete, ele é 100% confiável e o seu tutorial está bem explicado, consegui recuperar todas as fotos apagadas da câmera do meu celular android!

    Muito obrigado.

  • Euu te amooooo! kkkkkkkkk
    Cara, consegui recuperar TODAS as minhas fotos!

    Não tenho palavras pra te agradecer.

    Valeu, abraço!

  • Esse programa é realmente muito bom! Consegui recuperar 2000 fotos! Valeu Sérgio!

  • Realmente perfeito esse programa. Muito obrigada é pouco para quem teve a ideia de criar e divulgar o programa e ajudar pessoas que acidentalmente perdem fotos!

  • Oi Serjão, tentei alguns programas para recuperar fotos que apaguei do iPhone 4 e não tive êxito.

    Vi que o pessoal teve bons resultados com esse programa, dá pra usar no iPhone?

    Valeu.

  • Obrigado, me ajudou muito, consegui recuperar as fotos.

  • Muito obrigado, consegui recuperar tranquilo minhas fotos. E o melhor, não tem vírus.

  • Funcionou perfeitamente! Salvou as minhas fotos da copa do Mundo.

    Porém, funcionou apenas quando usei o modo “Whole”

    Muito obrigado, salvou meu ano!

  • Olá querido, formatei por engano meu cartão de memória com umas fotos de um trabalho que fiz, mas só me dei conta depois que fiz outras fotos em cima do mesmo. Consigo recuperar essas fotos de antes?

    abs.

    • Talvez sim, talvez não, vai depender se a área onde as fotos antigas estavam foi sobrescrita. Use o passo a passo para tentar recuperar as fotos e no passo 7 selecione o modo “Whole”.

  • Olá,gostaria de saber se é possível recuperar fotos da memória de uma câmera digital pois já tentei recuperar pelo cartão mais não tive êxito.

    Obrigado

    • Se as fotos foram gravadas na memória interna da câmera digital, sim, é possível. Basta conectar a câmera no computador para ela ser reconhecida como memória de armazenamento e então, usar o programa para tentar recuperar as fotos.

  • Olá Sérgio.

    Será possível me dar o link para baixar o Photorec para Mac?

    Obrigado!

  • Excelente programa. Minha esposa deletou acidentalmente as fotos da primeira apresentação de teatro do nosso filho. O programa recuperou tudo, foi a salvação. Extremamente satisfeito.

  • Excelente programa e o tutorial é perfeito. Consegui recuperar todas as fotos de minhas viagens =], parabéns e obrigado.

  • Parabéns! É perfeito. Aconselho a fazerem, o programa é fácil e muito eficaz. Adorei.

  • Gostaria de saber se eu consigo recuperar fotos do cartão de memória que foi formatado.

    • Sim, é possível. Basta seguir os mesmos passos indicados no artigo.

  • Boa tarde!

    Eu perdi as minhas fotos que estavam no pendrive, eu consigo recuperar as fotos?

  • Ola Sergio, acabei de chegar de viagem e no caminho deletei as minhas fotos sem querer. Eu e meu marido tiramos duas fotos depois disso. Sera que da para recuperar as que deletamos?

    • Andreia, é possível. Recomendo que você use o programa o quanto antes. Talvez ele recupere 100% das fotos deletadas ou talvez não. Isso vai depender se a área onde as fotos antigas estavam foi sobrescrita pelas novas fotos. Use o Photorec e depois nos diga como foi.

  • Melhor programa para recuperação de fotos que conheço!

    Simplesmente magnifico!

  • Ola, deletei sem querer as fotos do meu celular, e não estavam no cartão de memoria, gostaria de saber se é possível recuperar usando esse programa? ou se vc puder me ajudar me auxiliando com outro programa.

    • Não é possível recuperar fotos da memória interna do smartphone usando esse programa. Se o seu telefone for Android, você pode tentar usar o DiskDigger ou Undeleter.

  • Olá, minha mãe tinha umas mil fotos na câmera, acontece que ela apagou tudo em janeiro achando que tinha salvado mas não tinha… Agora vimos que tem na máquina apenas 38 fotos batidas…com esse programa conseguimos salvar as perdidas? Tem cartão de memória! Obrigada!

  • Já havia baixado o Recuva mas não estava tendo sucesso na recuperação e quando li o comentário que a máquina fotográfica não aparecia como unidade de disco entendi o porquê, a minha também não aparecia como unidade de disco.

    Então segui a dica e alterei a configuração USB e pronto! Super rápido, consegui as fotos do aniversário do meu filho que alguém fez o favor de deletar.

    Obrigada pela dica!

  • Oi, é possível recuperar fotos do cartão de memória de uma câmera digital depois de uns 4 anos e já ter tirado varias fotos em cima?

    • Talvez sim, talvez não, talvez o espaço de armazenamento do cartão não tenha sido preenchido por completo nesse tempo e as fotos ainda estejam lá. A única forma de você descobrir é tentando.

  • Olá Sergio! É preciso conectar o cartão de memória diretamente no pc ou posso deixá-lo na máquina e conectar o usb dela no pc?

    • Se a câmera for exibida como dispositivo de armazenamento, não é necessário. Porém, se você tem um leitor de cartão no PC, eu recomendo que você use.

  • Muito bom o programa, recuperou fotos de mais de 1 ano apagadas.

    Muito obrigado!

  • Oi faz uns minutos atrás que eu fui ver minhas fotos no celular e percebi que minha pasta que quantia todas minhas fotos da minha gravidez,nascimento da minha filha e o seu crescimento ate agora foram apagadas do cartão de memória e não eram poucas, havia mais de 2.000 fotos nesse cartão de memória.

    Será que consigo recuperar novamente, estou em desespero de tanto chorar, isso é uma situação muito triste, me ajude por favor. Obrigada.

    • Joziane, sim, é possível recuperar as fotos. Basta conectar o cartão de memória no computador e seguir o passo a passo desse artigo.

  • Você acabou de entrar para a galeria dos seres humanos que admiro. OBRIGADA!

  • O bom e velho DOS. Pura nostalgia. Excelente ferramenta. Leve, simples, eficaz, não instalou nenhuma praga no meu micro. Achei que essa realidade não existia mais na net. Recomendo!

  • Boa tarde!

    É possível recuperar fotos deletadas do meu compact flash, mesmo eu tendo utilizado o mesmo em seguida?

    Tô com um super problema, salvei minhas fotos em uma pasta e elas sumiram e acabei formatando o card e utilizando em seguida pra uma nova captação, eu consigo recuperar as minhas fotos que formatei?

    • Antônio, depende se a área onde as fotos estavam foi usada novamente. Por exemplo, se você usou apenas parte do cartão de memória após formatá-lo, é possível que você consiga fazer uma recuperação parcial ou total das fotos.

      Porém, só testando para descobrir. O máximo que você vai perder testando é o seu tempo.

  • Estou abismada! Recuperou tudoo! Meu trabalho está salvo! Rsrs.

    Excelente programa!

  • Meu computador não tem leitor de cartão e, é um Windows 8. Será que dá certo eu colocar o cartão na câmera digital e colocar a câmera conectada no computador via USB?

  • Muito bom, funciona mesmo.

  • Olá, fiz o procedimento porém minhas fotos ficaram pequenas e sem resolução. O que eu faço?

    • Elisa, olhe novamente as fotos recuperadas. Provavelmente ele recuperou as miniaturas criadas pela sua câmera, assim como as fotos originais. Uma dica para achar as fotos originais é olhar o tamanho dos arquivos. As fotos originais devem ser bem maiores do que as miniaturas.

  • Amei, ele realmente é bem fácil de mexer e eu recuperei todas as fotos que havia excluído.

  • Eu tirei fotos e vídeos na escola do meu filho eu estava tudo certo,mas quando cheguei em casa as fotos e os vídeos não abriram e aparecem como se tivessem sido apagadas mas não sei o que aconteceu, será que consigo recuperar?

    • Talvez sim, talvez não. Só tentando para descobrir.

  • Alexandre, por padrão, as fotos são recuperadas na mesma pasta onde o Photorec está. Porém, no passo 8, você pode usar as setas do teclado para definir outro local.

    Se estiver com dificuldade para selecionar a pasta, eu recomendo que você use o programa QPhotorec para recuperar as fotos, uma vez que ele oferece uma interface gráfica mais amigável.

  • Katia, provavelmente a área onde as fotos estavam foi sobrescrita, tornando inviável a recuperação. Porém, você pode usar novamente o Photorec e escolher o modo “Whole” no passo 7 para tentar recuperar as fotos desejadas.

  • Augusto, as fotos ficam na mesma pasta para onde você extraiu o arquivo ZIP que você baixou, dentro da pasta recup_dir.

    Talvez o que esteja acontecendo é que você não está extraindo o arquivo ZIP e sim abrindo. Para extrair o conteúdo do arquivo ZIP, clique com o botão direito nele e selecione a opção “Extrair Tudo…”. Em seguida, abra a pasta para onde ele foi extraído e execute o arquivo photorec_win.exe.

    Porém, se mesmo assim você estiver tendo dificuldade, recomendo que você use o programa QPhotorec, que é mais simples de usar.

Deixe um comentário