Como usar o Recuva para recuperar arquivos deletados

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.

Está desesperado por que deletou algum arquivo importante? Calma, ainda é possível recuperá-lo. Usando um programa de recuperação de dados como o Recuva, você tem grandes chances de recuperar o arquivo.

Nesse artigo vamos lhe ensinar a recuperar arquivos deletados usando o Recuva, um dos mais populares programas gratuitos para recuperação de arquivos deletados. Ele é muito fácil de usar e bastante eficiente.

Como recuperar arquivos deletados usando o Recuva:

1. Preparação

Baixe a versão portátil do Recuva e extraia o arquivo compactado ZIP para uma pasta e clique duas vezes no arquivo Recuva.exe. Se você estiver usando o Recuva no Windows 64 bits, clique no arquivo Recuva64.exe.

Como usar o Recuva para recuperar arquivos deletados - Imagem 1

Publicidade

2. Procurando os arquivos deletados

Ao iniciar o Recuva será aberto um “Assistente” que lhe orienta durante todo o processo para recuperação de arquivos deletados do HD do computador, pendrive, cartão SD, etc. Clique no botão “Next” para avançar.

Como usar o Recuva para recuperar arquivos deletados - Imagem 2

Na tela seguinte, escolha o tipo de arquivo que está procurando. Você pode procurar por todos os tipos de arquivos ou pesquisar um tipo específico, como Imagem, Música, Documento, Vídeo, Arquivo Compactado.

Como usar o Recuva para recuperar arquivos deletados - Imagem 3

Agora informe onde o Recuva deve procurar arquivos deletados. Ele pode procurar em todo computador ou em dispositivos móveis (como pendrives e cartões SD), na pasta Documentos ou em uma pasta específica.

A melhor opção é sempre escolher um local para o programa procurar os arquivos deletados, uma vez que isso facilitará a busca pelo arquivo, mas se você não sabe onde ele estava, escolha a opção “I’m not sure”.

Como usar o Recuva para recuperar arquivos deletados - Imagem 4

Clique no botão “Start” para iniciar a pesquisa. Se ele não conseguir localizar o arquivo que você desejava recuperar, repita os passos acima e marque a opção “Enable Deep scan” para fazer a verificação profunda.

Como recuperar arquivos deletados usando o Recuva - Imagem 5

3. Recuperando os arquivos deletados

Assim que a verificação for concluída, ele exibirá a lista de arquivos deletados encontrados que podem ser recuperados. Marque a caixa dos arquivos encontrados que deseja recuperar, e clique no botão “Recover”.

Como recuperar arquivos deletados usando o Recuva - Imagem 6

Em seguida, selecione onde deseja salvar os arquivos. Salve os arquivos sempre em um local diferente de onde eles estão sendo recuperados. Por exemplo, salve os arquivos deletados do disco rígido no pendrive.

Como recuperar arquivos deletados usando o Recuva - Imagem 7

Opção 2 – Usando o modo “Deep Scan”

Se você não teve sucesso usando o modo de recuperação padrão, você pode tentar recuperar os arquivos deletados com o modo “Deep Scan”, que faz uma verificação profunda para localizar os arquivos deletados.

Abra o Recuva e na tela do assistente, clique em “Next”.

Como recuperar arquivos deletados usando o Recuva - Imagem 2.1

Escolha o tipo de arquivo que deseja recuperar.

Como recuperar arquivos deletados usando o Recuva - Imagem 2.2

Selecione onde o Recuva deve procurar os arquivos deletados

Como recuperar arquivos deletados usando o Recuva - Imagem 2.3

Marque a opção “Enable Deep scan” para fazer a verificação profunda e clique no botão “Start”.

Como recuperar arquivos deletados usando o Recuva - Imagem 2.4

Note que o “Deep Scan” faz uma verificação profunda. Por conta disso, dependendo do tamanho do disco rígido, pendrive e do cartão SD em análise, a verificação pode demorar até várias horas para ser concluída.

Como recuperar arquivos deletados usando o Recuva - Imagem 2.5

Assim que ele terminar de realizar verificação profunda, marque a caixa dos arquivos deletados que deseja recuperar, clique no botão “Recover” e selecione o local aonde deseja salvar os arquivos que você marcou.

Como recuperar arquivos deletados usando o Recuva - Imagem 2.6

Por fim, se você não teve sucesso usando o Recuva, existem outros excelentes programa gratuitos para a recuperação de arquivos deletados. Leia também o artigo 10 programas para recuperar arquivos deletados.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário