Como recuperar arquivos deletados acidentalmente

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.

Se você está desesperado porque apagou acidentalmente algum trabalho que estava fazendo, calma, ainda é possível recuperar o arquivo deletado, mesmo que ele esteja no pendrive. Isso porque quando se apaga um arquivo, na verdade somente o endereço dele é removido, ficando então invisível para o sistema, mas usando um programa específico para recuperação de dados você tem grande chance de recuperá-los.

Existem vários programas gratuitos para isso, um deles é o Recuva, com ele você  faz uma varredura no disco rígido a procura de qualquer tipo de arquivo que apagou ultimamente. O programa tem uma interface bem intuitiva e tradução para português. O programa é fácil de usar, não requer conhecimentos técnicos para ser utilizado e não envolve processos complexos.

Download e instalação do Recuva

Faça o download do Recuva

e a instalação.

Procurando arquivos deletados

Ao iniciar o programa será aberto o Assistente do Recuva que lhe ajudará a recuperar os arquivos, clique em Avançar

Na tela seguinte escolha o tipo de arquivo que está procurando, Imagens, Música, Documentos, Vídeo….

Agora informe onde o programa deve procurar, em todo disco rígido, dispositvos movéis, meus documentos, lixeira….

Clique em Iniciar para começar a pesquisa. Se já tem algum tempo que perdeu os arquivos, recomendo que marque a opção Habilitar verificação profunda.


Restaurando arquivos deletados

Aguarde a verificação terminar, será exibido os arquivos recuperados, selecione os arquivos que deseja restaurar e clique em Recuperar

Nota: Sempre procure salvar o arquivo recuperado em um pendrive, ou outro disco rígido para evitar que no momento da gravação o arquivo que está sendo recuperado seja sobrescrito.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário