Como exibir arquivos e pastas ocultas no Windows

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

O Windows oferece acesso irrestrito a quase todas as áreas do sistema, porém existem alguns locais que a Microsoft prefere ocultar para evitar a modificação inadvertida e a remoção de arquivos críticos do sistema.

Apesar disso, às vezes pode ser necessário acessar arquivos ou pastas ocultas do Windows para resolver algum problema. Veja como exibir os arquivos e pastas ocultas no Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10.

Como exibir arquivos e pastas ocultas no Windows:

Para ilustrar o processo de exibição de arquivos e pastas ocultas no Windows, como exemplo usaremos a pasta "AppData", que é uma pasta oculta onde ficam guardadas configurações importantes dos programas.

A pasta AppData fica localizada em "C:\Usuários\Nome do seu usuário" mas, se você navegar até a pasta do seu usuário pelo Explorador de Arquivos do Windows, você irá notar que a pasta "AppData" não é exibida.

Como exibir arquivos e pastas ocultas no Windows 8.1 e Windows 10:

Abra o Explorador de Arquivos do Windows usando a tecla de atalho "Win+E" ou então clique com o botão direito do mouse no botão do Menu Iniciar do Windows 8.1/10 e clique na opção "Explorador de Arquivos".

Publicidade

Na janela aberta, clique no menu "Exibir" e marque a opção "Itens Ocultos".

Navegue novamente até a pasta do seu usuário e desta vez você deverá ver a pasta "AppData". Uma forma simples de identificar pastas ocultas e através do seu ícone, que é mais esmaecido do que o ícone padrão.

Como exibir arquivos e pastas ocultas no Windows 7

O Windows 7 não oferece uma opção rápida para exibir arquivos e pastas ocultas, você precisa acessar as Opções de pasta para alterar a configuração. Essa opção também funciona no Windows 8.1 e Windows 10.

Clique no ícone "Computador" no Menu Iniciar para abrir o Windows Explorer ou pressione "Win+E".

Com o Windows Explorer aberto, clique no menu "Organizar > Opções de pasta e pesquisa".

Nota: No Windows 8.1 e Windows 10, clique no menu "Arquivo > Alterar opções de pasta e pesquisa".

Na janela aberta, clique na guia "Modo de exibição". Em "Configurações avançadas", role a lista para baixo e marque a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas". Por último, clique em "OK" para concluir.

Depois de resolver o problema que necessita de acesso a essas pastas ocultas, é recomendável que você habilite novamente a opção "Não mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas" no Explorador de Arquivos.

Dica: Alguns arquivos do sistema ainda permanecem ocultos após você marcar a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas". Para exibi-los, desmarque a opção "Ocultar arquivos protegidos do sistema".

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário