Como desligar o notebook ao fechar a tampa

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

Por padrão, a maioria dos notebooks entra automaticamente em "modo de suspensão" quando você fecha a tampa. Isso geralmente é ótimo, porém, às vezes, você pode querer que ele seja desligado ou hibernado.

Veja como fazer com que o seu notebook seja desligado, hibernado, suspenso ou não faça nada quando a sua tampa for fechada. Esse procedimento é compatível com o Windows 7, Windows 8.1 e o Windows 10.

Como configurar a função do fechamento da tampa do notebook:

Clique com o botão direito no ícone de bateria exibido na bandeja do sistema e selecione a opção "Opções de Energia". Note que em alguns casos você precisa clicar antes na seta para visualizar o ícone de bateria.

Publicidade

Alternativamente, você pode pesquisar por Opções de Energia no Menu Iniciar.

Clique na opção "Escolher a função do fechamento da tampa" exibida do lado esquerdo da janela.

Em seguida, defina no campo "Quando eu fechar a tampa", a ação que deve ser executada. Note que você pode definir uma ação para quando ele estiver usando a bateria e outra para quando ele estiver na tomada.

É possível não fazer nada, suspender, hibernar e desligar. As opções "Desligar" e "Hibernar" são indicadas para quem usa o notebook realmente como dispositivo móvel e costuma usá-lo na bateria por muito tempo.

Por outro lado, se você usa o notebook na mesa como computador desktop conectado na tomada, a opção "Suspender" é mais recomendada, uma vez que ela permite que você retome o trabalho mais rapidamente.

Uma vez definida as opções, clique em "Salvar alterações".

Note que além de definir a função de fechamento de tampa, você também pode configurar as opções para os botões de energia e suspensão, como por exemplo defini-los para desligar o vídeo quando pressionado.

A opção de hibernação não é exibida em meu notebook

Em alguns notebooks, a opção de hibernação não está ativada por padrão. Se a opção de hibernação não estiver sendo exibida nas Opções de Energia, veja abaixo como ativar a opção de hibernação no Windows.

Pesquise por Prompt no Menu Iniciar.

Clique com o botão direito em "Prompt de Comando" e selecione "Executar como Administrador".

No Prompt de Comando, digite o comando abaixo para habilitar a hibernação:

powercfg.exe /hibernate on

Uma vez feito isso, reabra a janela "Opções de Energia" e a opção de hibernação deve ser exibida.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *