Como atribuir uma letra fixa para um pendrive

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

Se você conecta pendrives ou HDs externos no computador, provavelmente você já notou que nem sempre eles usam a mesma letra de unidade e isso pode atrapalhar a execução de backups e programas portáteis.

Para garantir que pendrives ou HDs externos conectados em seu computador usem sempre a mesma letra, você pode definir uma letra de unidade fixa para pendrives e HDs externos conectados em seu computador.

Publicidade

Para atribuir uma letra fixa para pendrives e HD externos, vamos utilizar a ferramenta de gerenciamento de disco do Windows. Ela está disponível em todas as versões do Windows, incluindo o Windows 7, 8.1 e 10.

1. Pressione "Win + R" para abrir o Executar, digite diskmgmt.msc e clique em "OK".

2. Uma vez feito isso, Windows irá carregar e exibir os discos conectados em seu computador. Clique com o botão direito no volume referente ao pendrive e selecione a opção "Alterar letra de unidade e caminho...".

3. Na janela aberta, clique em "Alterar". Em seguida, certifique-se de que a opção "Atribuir a seguinte letra de unidade" esteja marcada, escolha uma letra de unidade para o pendrive e clique em "OK" para confirmar.

Como o Windows costuma utilizar as primeiras letras do alfabeto, o mais recomendável nesse caso é você usar as últimas letras do alfabeto para evitar qualquer tipo de conflito, como por exemplo, T, U, V, W, X, Y e Z.

4. Por fim, ele exibe uma mensagem informando que programas que usam a letra anterior podem não ser executados corretamente. Não se preocupe com isso agora, clique em "OK" para confirmar as alterações.

5. Uma vez feito isso, toda vez que você conectar esse pendrive no computador, a mesma letra de unidade será atribuída a ele. Agora, se necessário você pode configurar seus programas para usarem a letra fixada.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Ideia simples, de grande utilidade.

    Estou readequando meus pendrives agora.

    Valeu!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *