Como criar um atalho para remover dispositivos USB rapidamente

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.

O Windows oferece uma função nativa para remover dispositivos USB com segurança e isso é o suficiente para a maioria usuários, mas se você quer ganhar um pouco de tempo, é possível criar um atalho ou uma tecla de atalho para ejetar rapidamente dispositivos USB com ajuda do utilitário gratuito USB Disk Ejector.

Publicidade

USB Disk Ejector pode ser usado de duas formas, através de uma interface (similar a função do Windows) ou linha de comando, que permite remover dispositivos USB a partir de um atalho ou uma tecla de atalho.

Para remover um dispositivo USB pela interface, basta executar o USB Disk Ejector e clicar duas vezes no dispositivo USB que você quer ejetar, ou então pressionar “Enter” para remover o dispositivo selecionado.

Já as opções de linha de comando são muito flexíveis, elas podem ser usadas para:

  • Ejetar o dipositivo USB onde o programa está sendo executado (/REMOVETHIS).
  • Ejetar o dipositivo USB especificando a letra de unidade (/REMOVELETTER).
  • Ejetar o dipositivo USB especificando o nome de unidade (/REMOVENAME).
  • Ejetar o dipositivo USB especificando o nome parcial da unidade (/REMOVENAME *).

Você também pode usar os parâmetros (/REMOVELETTER) ou (/REMOVENAME) com o (/SHOWEJECT) para o programa exibir a mensagem que o dispositivo pode ser removido com segurança após removê-lo.

Agora que você já conhece os parâmetros para executar o USB Disk Ejector a partir da linha de comando, veja como é fácil criar um atalho e/ou tecla de atalho para remover qualquer dispositivo USB rapidamente.

  • Clique com o botão direito na área de trabalho e escolha a opção “Novo > Atalho”.

  • Na janela aberta, informe o caminho do arquivo executável do USB Disk Eject seguido do parâmetro que deseja usar (como na imagem abaixo) e clique em “Avançar”.

  • Em seguida, digite uma nome para identificar o atalho e clique em “Concluir”.

  • Feito isso, será criado um atalho na área de trabalho que você pode usar para remover rapidamente dispositivos USB.

  • Para criar uma tecla de atalho, clique com o botão direito no atalho criado na área de trabalho e selecione a opção “Propriedades”.

  • No campo “Tecla de atalho” pressione a combinação de teclas que deseja usar e clique em “OK”.

Pronto, agora você pode remover rapidamente seus dispositivos USB através do atalho ou tecla de atalho. Você também pode criar novos atalhos para ejetar dispositivos USB que utilizam outras letras de unidade.

Download USB Disk Ejector

Compatível com Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e Windows 7.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário

Current ye@r *