Como corrigir a lentidão na abertura de pastas

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

Às vezes, quando você abre determinadas pastas no computador, o Windows demora uma eternidade para carregar o seu conteúdo e você acaba perdendo um tempo precioso para conseguir acessar seus arquivos.

Felizmente, existe um ajuste que você pode fazer para resolver esse problema e carregar as pastas em um piscar de olhos. Nesse tutorial vamos mostrar uma dica para você resolver a lentidão na abertura de pastas.

Publicidade

Existe um recurso no Windows, no qual você pode informar ao Windows Explorer o tipo de conteúdo que é utilizado em pastas específicas para otimizar como o conteúdo é exibido, como imagens, músicas e vídeos.

O problema é que mesmo que você não diga ao Windows o que fazer, ele irá definir automaticamente o tipo de algumas pastas com base nos arquivos. Porém, quando isso não funciona bem, o resultado é a lentidão.

Quando uma pasta com grande número de arquivos é otimizada para "Imagens", toda vez que ela é aberta, ele verifica os arquivos para atualizar as miniaturas do arquivos e é isso que torna a abertura da pasta lenta.

Um ótimo exemplo disso é a pasta "Downloads", que graças ao recurso de detecção automática é definida como uma pasta de imagens na maioria dos computadores, e com o passar do tempo se torna muito lenta.

Felizmente, desde que você saiba onde procurar, resolver o problema é bastante simples. Basta você dizer ao Windows que essa não é uma pasta de imagens e a pasta passará a ser aberta em um piscar de olhos.

1. Clique com o botão direito na pasta e selecione a opção "Propriedades".

2. Clique na guia "Personalizado" e na seção "Que tipo de pasta você quer?", selecione "Itens gerais".

3. Clique no botão "OK" para aplicar as alterações. A partir de agora a pasta será aberta instantaneamente, sem qualquer tipo de lentidão, mesmo que você tenha centenas de arquivos armazenados dentro da pasta.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

2 comentários

  • Essa é boa. Coisa ruim é clicar em algo e ele demorar a vida do urubu para abrir. Valeu.

  • Putz, hoje mesmo passei raiva com isso. Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *