Como compartilhar a internet no Windows 8

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais, Windows 8.

Existem vários programas que permitem que você transforme seu PC com Windows 7 e Windows 8 em um roteador sem fio para compartilhar a sua conexão de internet com outros notebooks, smartphones e tablets.

Porém, no Windows 8 é possível compartilhar nativamente a conexão de internet e, nesse artigo vamos lhe ensinar como transformar o Windows 8 em um roteador sem fio sem precisar usar programas de terceiros.

Isso pode ser útil se você tem uma conexão de internet 3G em seu notebook ou PC Desktop e não tem um roteador sem fio. Note porém, que para compartilhar a conexão você precisa ter um adaptador Wi-Fi no PC.

Como compartilhar a conexão de internet no Windows 8:

Para começar você terá que abrir o “Prompt de Comando” como administrador. Pressione a tecla de atalho “Win+X” e selecione a opção “Prompt de Comando (Admin)” para abrir o Prompt de Comando do Windows.

Como compartilhar a conexão de internet no Windows 8 - Imagem 1

Publicidade

No Prompt de Comando, digite o comando abaixo e pressione “Enter”.

netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=SoftDownload key=1234509876

Note que “SoftDownload” é o nome da rede sem fio que estamos criando e 1234509876 é a senha da rede. Você pode usar o nome de rede e a senha que desejar, porém, a senha deve ter no mínimo oito caracteres.

Como compartilhar a conexão de internet no Windows 8 - Imagem 2

No passo seguinte, digite o comando abaixo no “Prompt de Comando” e pressione “Enter”.

netsh wlan start hostednetwork

Ao fazer isso, a mensagem que a rede hospedada foi iniciada será exibida no Prompt de Comando.

Como compartilhar a conexão de internet no Windows 8 - Imagem 3

Em seguida, pressione a tecla “Win+R” para abrir a caixa “Executar”, digite ncpa.cpl e clique em “OK” para abrir a janela “Conexões de Rede”. Você também pode acessar essa opção a partir do “Painel de Controle”.

Como compartilhar a conexão de internet no Windows 8 - Imagem 4

Na janela aberta, você verá todas as suas conexões de rede, incluindo a conexão que você criou, que será exibida como “Adaptador Virtual de Rede Hospedada” e nesse exemplo tem o nome de “Conexão Local 17″.

O importante aqui é identificar a conexão de rede usada para acessar a internet. Clique com o botão direito do mouse na conexão que você está utilizando para acessar a internet e selecione a opção “Propriedades”.

Como compartilhar a conexão de internet no Windows 8 - Imagem 5

Em seguida, clique na guia “Compartilhamento” e marque a opção “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à internet”, selecione a conexão que você criou e clique em “OK”.

Como compartilhar a conexão de internet no Windows 8 - Imagem 6

Pronto, o seu roteador sem fio virtual foi criado. Agora você pode conectar outros dispositivos na rede sem fio usando a senha que você criou. Basta selecionar a rede sem fio virtual que você criou e digitar a senha.

Como compartilhar a conexão de internet no Windows 8 - Imagem 7

Para desativar a conexão basta digitar o comando:

netsh wlan stop hostednetwork

Note que a conexão criada também é desativada quando você desliga ou reinicia o computador. Porém as configurações serão mantidas. Com isso, você pode reativar a conexão criada a partir do comando abaixo:

netsh wlan start hostednetwork

Para facilitar a reativação, você pode criar um arquivo de lote (.bat) no bloco de notas com esse comando para ativar a conexão quando precisar. Lembre-se porém, que você precisa executá-lo como administrador.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

30 comentários

  • Não consegui apareceu essa mensagem:

    “Não foi possível iniciar a rede hospedada.
    O grupo ou recurso não está no estado correto para executar a operação requisitada.”

    Me ajuda.

    • Isso acontece quando você não habilita o modo de rede hospedada usando o primeiro comando ou quando a rede Wi-Fi de seu computador está desabilitada.

  • E como eu faço para habilitar?

    • Se você estiver falando do modo de rede hospedada, basta digitar o primeiro comando. Agora, se você estiver falando da rede Wi-Fi, geralmente existe uma tecla no notebook para habilitar a rede Wi-Fi.

  • Tinha que ligar o Wi-Fi.

    Agora o sinal aparece no meu celular, mas não consigo acessar nenhuma página.

  • Valeu! Consegui.

  • Fiz todo o processo mas na “Propriedades de Ethernet” só aparece a opção “Wi-Fi”, e no status da “Conexão Local” aparece “sem acesso a internet”.

    O que eu posso fazer para resolver esse problema?

    • Samuel, eu recomendo que você verifique todos os passos. Se você fizer tudo corretamente, a conexão será habilitada sem problemas.

  • Cara, valeu.

  • Valeu mesmo cara! Agora é até nunca mais Connectify.

  • Sérgio, valeu por compartilhar essa informação, estava realmente precisando!

    Só uma coisa que não consegui:
    “Para facilitar a reativação, você pode criar um arquivo de lote (.bat) no bloco de notas com esse comando para ativar a conexão quando precisar. Lembre-se porém, que você precisa executá-lo como administrador.”

    Como faço isto?

    • Abra o bloco de notas e digite o comando netsh wlan start hostednetwork

      Em seguida, clique no menu Arquivo > Salvar como…

      Em Tipo, selecione a opção Todos os arquivos

      Digite um nome para o arquivo, como por exemplo ativar.bat e salve o arquivo.

      Quando quiser ativar a conexão, clique com o botão direito no arquivo criado e escolha a opção Executar como administrador.

  • Boa noite, muito obrigado pelo tutorial, funcionou tudo direitinho.

  • Bom eu consegui configurar estava utilizando normalmente, mais desabilitei a conexão não utilizando a linha de comando mais sim com um clique no mouse direito e selecionando desabilitar, quando fui habilitar novamente pelo comando recebia seguinte mensagem:

    “Não foi possível iniciar a rede hospedada.
    O grupo ou recurso não está no estado correto para executar a operação requisitada.”

    A placa de rede Wi-Fi está ligada, eu segui todas as recomendações passadas anteriormente para o usuário Léo acima mais a rede não voltou ao normal.

    Reiniciei o computador e tentei novamente dando a mesma mensagem.

    Como posso resolver isto?

    • Cristiano, tente primeiro desativar a conexão usando o comando: netsh wlan stop hostednetwork

      Depois repita os passos para ativá-la novamente.

  • E ai galera… Alguém consegue me ajudar?

    Em um primeiro momento, quando eu fiz o processo de configuração, “start” e compartilhamento, eu consegui mexer e dividir a conexão da internet do meu computador com o meu celular. Funcionou por 2 dias perfeitamente.

    De repente, o Wi-Fi parou de funcionar. Tentei os seguintes métodos:
    – Fiz o “stop”, reconfigurei novamente (“set”), fiz o “start” e neste momento apareceu a mensagem “Não foi possível iniciar a rede hospedada. O grupo ou recurso não está no estado correto para executar a operação requisitada. Não aparecendo aquele ícone de “Conexão Local*17″ e portanto não dava para escolher ela.

    – Reinicie o computador e fiz o processo acima novamente e deu o mesmo erro.

    – Desliguei e liguei o Wi-Fi e tentei de novo o procedimento e nada.

    – Desliguei o firewall e o antivírus e tentei de novo o procedimento e nada.

    – Lembrando, que antes de tudo eu fazia o “stop”.

    Alguém consegue me ajudar? Obrigado.

    • André, andei pesquisando o problema e existem duas possíveis soluções para esse problema.

      Solução 1:

      Clique com o botão direito na conexão Wi-Fi, selecionar a opção Propriedades, clique no botão Configurar e na guia Gerenciamento de Energia, marque a opção: O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia.

      Depois disso, digite os comandos abaixo no Prompt de Comando como administrador.

      netsh wlan set hostednetwork mode=allow

      netsh wlan start hostednetwork

      Solução 2:

      Se a primeira solução não resolver o problema, abra o gerenciador de dispositivos no Painel de Controle, desinstale o adaptador Wi-Fi e depois, clique no menu “Ação > Verificar se há alterações de hardware”.

      O driver do adaptador Wi-Fi será reinstalado. Em seguida, digite os mesmos comandos da solução 1.

  • Sérgio, muito obrigado, a solução 2 resolveu meu problema.

  • Cara, excelente. Estou usando o Windows 8, fiz a sequência de comandos e deu tudo certo! Perfeito! Obrigado pela ajuda!

  • Olá, fiz todos os procedimentos e a conexão funcionou por alguma horas. Porém, depois que desliguei meu computador, ela sumiu. Como você explicou, eu reativei e tudo, e aparenta estar tudo normal. No meu tablet aparece o ícone da rede, mas quando vou conectar o sinal baixa pra ruim e aparece “problemas de autenticação.” O que eu faço?

    Obrigada.

    • Larissa, pela mensagem parece que o sinal da rede está muito fraco ou você não está digitando a senha correta.

  • Como faço para mudar a senha da rede?

    • Use o comando: netsh wlan set hostednetwork key=novasenha

      Substitua o novasenha pela senha que deseja usar.

  • Cara deu tudo certo na parte de criar a conexão, mas na hora que eu vou conectar meu celular, diz o seguinte : “Conexão de internet fraca evitada”. Tem alguma coisa que eu posso fazer?

    • Pela mensagem, parece que o sinal da rede criada está muito fraco. Provavelmente, você terá que ficar com o celular perto do computador para melhorar o sinal.

  • Meu PC é Windows 7, já assisti e pesquisei vários tutoriais para compartilhar internet via cabo para wi-fi mas não tenho sucesso. Já fiz tudo o que vocês disseram e não tem jeito. Eu consegui ir até o último passo, mas da aquela mensagem “não foi possível iniciar a rede hospedada”.

    Então, abri o gerenciador de dispositivo e não tem a opção adaptador Wi-Fi, também abri a central de rede e compartilhamento e não tem a opção gerenciar redes sem fio e também quando eu vou na propriedades de minha conexão local (via cabo) não tem a aba de compartilhamento, também tentei ir no gerenciador de serviços e também não tem a opção configuração zero sem fio.

    O que está faltando para poder compartilhar a internet via cabo para WI-FI no Windows 7 sem ter um roteador? você pode me ajudar? Não sei mais o que fazer? Parei por aqui. “não foi possível iniciar a rede hospedada” O grupo ou recurso não está no estado correto para executar a operação requisitada.

    • Yasmin, para compartilhar a conexão, você precisa ter um adaptador (ou placa) de rede Wi-Fi no computador. Pelo que você falou, ou o driver do adaptador não está instalado ou o adaptador Wi-Fi está desligado.

      Se for o segundo caso, você precisa habilitar a rede Wi-Fi antes de iniciar o compartilhamento de internet. Se você estiver usando um notebook, geralmente isso é feito através de uma tecla com o desenho de uma antena no teclado.

  • Até consegui configurar meu notebook como roteador, consigo conectar meu celular, mas não consigo acessar nada. No notebook com 3G da OI tenho 1MB de velocidade.

    • Waldir, geralmente quando isso acontece é porque você não compartilhou a conexão de internet depois de criar a rede Wi-Fi virtual ou compartilhou a conexão errada. No seu caso, você precisa compartilhar a conexão 3G do notebook na janela de Conexões de rede com a nova conexão criada.

  • Os comentários para esse artigo estão fechados. Se você tiver alguma dúvida, leia os comentários acima, provavelmente sua dúvida estará respondida neles.

Os comentários para esse artigo estão fechados. Não é possível mais comentar nesse artigo.