Como abrir o Prompt em uma pasta específica

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

Em algumas ocasiões, para realizar o passo a passo de um tutorial ou executar um programa, você precisa abrir o Prompt de Comando e navegar até uma pasta específica para executar um comando ou um arquivo.

Entretanto, você pode tornar esse processo mais fácil abrindo o Prompt de Comando diretamente na pasta que você precisa. Nesse tutorial vamos lhe ensinar a abrir o Prompt de Comando em uma pasta específica.

Publicidade

Opção 1

A primeira opção funciona em todas as versões do Windows. Tudo o que você precisa fazer é abrir a pasta no Windows Explorer, digitar CMD na barra de endereço do Explorer e pressionar Enter para abrir o Prompt.

Opção 2

A segunda opção também funciona no Windows 7, Windows 8/8.1 e Windows 10, porém, ela foi removida nas versões mais recentes do Windows 10 e substituída por uma opção de abrir uma janela do PowerShell.

Para usar essa opção, abra a pasta no Windows Explorer, mantenha a tecla Shift do teclado pressionada, clique com o botão direito do mouse dentro da pasta e selecione a opção Abrir a janela de comando aqui.

Opção 3

Alternativamente você pode abrir a pasta pelo Windows Explorer, clicar no menu Arquivo > Abrir o Prompt de Comando e selecionar a opção de abrir o Prompt de Comando com ou sem privilégios de administrador.

Como restaurar a opção no menu de contexto do Windows 10:

Se o Windows 10 em seu computador não estiver exibindo a opção Abrir a janela de comando aqui, você pode restaurá-la. Siga as orientações abaixo para restaurar o recurso no menu de contexto do Windows 10.

1. Baixe o arquivo prompt_win10.zip e extraia o conteúdo do arquivo ZIP.

2. Clique com o botão direito no arquivo instalar.reg e selecione a opção Mesclar.

3. Clique em "Sim" para confirmar as alterações.

Pronto, o recurso foi restaurado. Basta você abrir a pasta no Windows Explorer e clicar com o botão direito (não precisa pressionar Shift) dentro da pasta que você encontrará a opção Abrir janela de comando aqui.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

3 comentários

  • Coisas simples mas muito funcionais.

    Obrigado.

  • Mais uma vez me ajudou. Obrigado.

  • Muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *