6 programas gratuitos para copiar arquivos de CDs e DVDs arranhados

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: CD/DVD, Softwares, Utilitário.

As vezes, gravamos arquivos importantes em CD ou DVD e quando precisamos ler estes dados, a mídia está arranhada e não conseguimos ler os arquivos. Isso é uma experiência muito frustrante, mas antes de quebrar a mídia, você pode tentar copiar o conteúdo do disco utilizando alguns programas especializados.

Em alguns casos, mesmo quando o Windows falha ao ler os arquivos, eles podem ser copiados utilizando um programa de recuperação de dados de CDs e DVDs. Para ajudar você nessa tarefa, reunimos 6 dos melhores programas gratuitos para você copiar arquivos de CDs e DVDs arranhados, riscados e ilegíveis.

Publicidade

1. ISOBuster

ISOBuster é um programa gratuito que lhe permite copiar arquivos de CDs e DVDs arranhados e ilegíveis. Ele copia os arquivos do disco byte a byte e quando não é possível, ele ignora o byte ilegível e continua a cópia para salvar o máximo possível de dados. ISOBuster é compatível com todas as versões do Windows.

2. CD Recovery Toolbox

CD Recovery Toolbox é outro programa gratuito que ajuda você a copiar arquivos de CDs, DVDs e discos Blu-Ray arranhados. Ele verifica o conteúdo do disco, lhe mostra quais arquivos podem ser recuperados e em seguida copia os arquivos para o seu disco rígido. Ele é compatível com todas as versões do Windows.

3. Unstoppable Copier

Unstoppable Copier é uma ferramenta gratuita que lhe permite copiar arquivos de CDs e DVDs arranhados e com setores defeituosos. Ele recupera cada byte de informação dos arquivos recuperável e pode copiar os arquivos legíveis primeiro ou ignorar os ilegíveis. Ele é compatível com todas as versões do Windows.

4. Abyssal Recovery

Abyssal Recovery é uma ferramenta gratuita capaz de recuperar arquivos de CDs e DVDs arranhados que se tornaram parcialmente ilegíveis. O programa ignora os bytes que não podem ser lidos e copia todos os outros bytes para extrair o máximo possível de dados. Ele é compatível com todas as versões do Windows.

5. Dataminer

Dataminer é mais um programa gratuito que lhe ajuda a recuperar os dados de CDs e DVDs riscados. Ele analisa os dados do disco e exibe os arquivos que podem ser recuperados. Em seguida, você pode copiar os arquivos para o disco rígido. Além disso, ele também pode criar um arquivo ISO do disco para analisar o seu conteúdo sem causar novos danos no disco original. Ele é compatível com o Windows 7, Vista e XP.

6. CDCheck

CDCheck é mais uma ferramenta gratuita para Windows que lhe permite copiar arquivos de CDs e DVDs arranhados. Ele faz uma varredura completa no disco para verificar se existem erros nos arquivos e tenta recuperar os arquivos que apresentaram erros de leitura. Compatível com todas as versões do Windows.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

9 comentários

  • Depois de copiado para meu HD, como faço para copiar para outro DVD virgem?

  • Será que algum deles funciona com cds e dvds de jogos? Se ele ignora as partes defeituosas, isso não poderia comprometer todo jogo?

    • Jorge, isso vai depender do que estiver gravado na parte defeituosa. Mas em geral, sim, se alguma parte do CD/DVD não puder ser lido, isso deve comprometer o jogo.

  • Isobuster não é gratuito para recuperar CDs.

    • Geraldo, a versão gratuita do ISOBuster permite recuperar arquivos de CDs e DVDs, enquanto a versão paga também permite recuperar arquivos de discos HD DVD e Blu-Ray.

      Veja a tabela de comparação das duas versões aqui.

      • Não consigo executar o programa na versão gratuita. Sempre que peço para extrair os arquivos pede a licença. Como faço? (If you install IsoBuster and want to make use of the free functionality only, click the “Free Functionality” button when prompted.) Me oriente por favor.

        • Marly, o que acontece é o seguinte, o programa permite extrair gratuitamente arquivos de CDs e DVDs que usam sistema de arquivos ISO9660 e Joliet. Se o sistema de arquivo de seu CD ou DVD for UDF, ele pede para você adquirir a licença do programa.

          Para confirmar o sistema de arquivos de seu CD ou DVD, abra o Windows Explorer, clique com o botão direito na unidade de CD/DVD e selecione a opção “Propriedades”. Na guia “Geral” você pode ver o sistema de arquivos do seu CD/DVD. Se ele for UDF, o programa não permitirá que você extraia os arquivos.

  • Obrigado amigo pelas boas sugestões. Eu vou testar os programas que você sugeriu, pois eu tô com alguns DVDs de dados, que o Windows trava quando tento acessá-lo, devido a alguns arranhões superficiais. Valeu pela dica, amigo!

Deixe um comentário