15 teclas de atalho que você deveria usar

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Destaques.
Publicidade

As teclas de atalho podem lhe ajudar bastante a melhorar a produtividade, uma vez que elas permitem que você acesse determinadas funções no computador sem precisar tirar a mão do teclado para usar o mouse.

Nesse artigo vamos falar de algumas teclas de atalhos que podem ajudá-lo a melhorar a sua produtividade no dia a dia. A maioria dessas teclas de atalho são conhecidas, porém, acabamos esquecendo de usá-las.

15_teclas_atalho

Publicidade

1. Ctrl + C e Ctrl + V

O Ctrl+C e o Ctrl+V são definitivamente as teclas de atalhos mais utilizadas no computador. Presentes em praticamente qualquer programa, elas permitem copiar e colar textos, imagens e arquivos. Porém, além do Ctrl+C e Ctrl+V, existe também o Ctrl+X, que recorta o item, movendo-o do local de origem para outro local.

2. Ctrl + Z

O Ctrl+Z é outra tecla de atalho bastante conhecida dos usuários. Ela permite desfazer as últimas edições que você fez em um programa, seja ele um editor de texto como o Word ou um editor de imagens como o PhotoShop. Além do Ctrl+Z, existe também a tecla de atalho Ctrl+Y que permite refazer as últimas edições.

3. Ctrl + T / Ctrl + A

Ctrl+T ou Ctrl+A (dependendo do programa) permite selecionar tudo. Essa tecla de atalho é especialmente útil em editores de texto, como o Microsoft Word e o bloco de notas, entre outros, uma vez que ela permite que você selecione rapidamente todo o conteúdo de um documento, para depois copiá-lo usando o Ctrl+C.

4. Shift + Seta

Embora a opção de selecionar tudo seja muito útil, às vezes você precisa selecionar apenas parte do texto. Nesses casos você pode usar a tecla Shift + as setas do teclado para selecionar um trecho do texto. Basta você pressionar a tecla Shift e usar as setas para os lados, para cima ou para baixo para selecionar o texto.

5. Ctrl + S

Outra tecla bastante conhecida dos usuários é o Ctrl+S. Essa tecla de atalho é muito útil, uma vez que ela permite que você salve rapidamente um documento, imagem ou outro item que você está editando. Dessa forma, você não corre o risco de perder todo o seu trabalho caso aconteça algum problema no computador.

6. Ctrl + P

Se você costuma imprimir muitos documentos, provavelmente você usa a tecla de atalho Ctrl+P. Com essa tecla de atalho você pode enviar rapidamente para impressão documentos, imagens, páginas da internet e outros. A tecla de atalho Ctrl+P está disponível em todos os programas que oferecem suporte a impressão.

7. Ctrl + F

Às vezes, precisamos encontrar um termo específico em um documento ou em uma página da internet e a forma mais simples de fazer isso é usando a tecla de atalho Ctrl+F que lhe permite localizar rapidamente o termo desejado. Existe ainda a tecla de atalho Ctrl+H, que localiza e substitui o termo pesquisado por outro.

8. Tab

Quando você está preenchendo um formulário, você pode utilizar a tecla "Tab" para avançar para o próximo campo, o que é muito útil, uma vez que você não perde tempo levando a mão ao mouse. Mas o que alguns usuários não sabem, é que também podem usar o Shift+Tab para retornar ao campo anterior do formulário.

9. F2

Para renomear um arquivo, você não precisa clicar com o botão direito do mouse no arquivo e selecionar a opção "Renomear", basta selecionar o arquivo e pressionar a tecla F2 para renomeá-lo. Dessa forma, você consegue poupar muito tempo renomeando arquivos, uma vez que você pode fazer tudo a partir do teclado.

10. Shift + Del

Todos sabemos que para apagarmos um arquivo, basta usarmos a tecla Delete (Del). Porém, quando você apaga um arquivo usando o Delete, ele não é excluído permanentemente, ele é enviado para a lixeira. Para excluir um arquivo de forma permanente, basta você selecionar o arquivo e usar a tecla de atalho Shift+Del.

11. Alt + Tab

Se você costuma trabalhar com muitas janelas abertas ao mesmo tempo, você pode usar a tecla de atalho Alt+Tab para alternar rapidamente entre as janelas. O maior benefício em usar a tecla de atalho é que você não precisa tirar a mão do teclado para clicar com o mouse nas janelas dos programas na barra de tarefas.

12. Alt + F4

A forma mais rápida de fechar a janela de qualquer programa no Windows sem precisar tocar no mouse é usando a tecla de atalho Alt+F4. Essa tecla de atalho fecha tanto aplicativos do Windows 8.1 e 10, quanto programas desktop. Note que você também pode fechar programas desktop com a tecla de atalho Ctrl+W.

13. Ctrl + Shift + T

Se você fechou acidentalmente uma guia no navegador, você pode acessar o histórico para restaurar essa guia. Porém, existe uma forma mais rápida de você fazer isso. Pressionando a tecla de atalho Ctrl+Shift+T, você restaura rapidamente a última guia fechada em navegadores como Chrome, Firefox e Internet Explorer.

14. Ctrl + N

Para criar um novo documento no Word ou em outro programa de edição de texto, assim como para abrir uma nova janela do Windows Explorer ou do navegador, você não precisa acessar o menu Arquivo e clicar em Novo, basta usar o Ctrl+N. Além disso, para abrir uma nova guia no navegador você pode usar o Ctrl+T.

15. Ctrl + B

A tecla de atalho Ctrl+B é muito útil em editores de texto, como por exemplo, o MS Word, uma vez que ela permite colocar um texto em negrito sem que você precise usar o mouse. Você pode simplesmente usar a tecla de atalho Shift+Seta para selecionar o texto que deseja colocar em negrito e, em seguida, usar Ctrl+B.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

2 comentários

  • Muito interessante estas teclas de atalho. Já uso algumas por um bom tempo. São muito úteis.

    Recentemente instalei a versão 10 do Windows e notei, sem querer, que CTRL+S abre uma janela de captura de tela. Funciona muito bem, rápido, fácil e prático. Sem muitos recursos, mas suficiente para muitas operações.

    Por oportuno, gostaria de saber se existe algum programa que informe todas as teclas de atalho do Windows e programas instalados no computador, a fim de avaliar eventuais duplicidades/conflitos.

    Obrigado.

    • Olá Nelson, não conheço nenhum programa que informe todas as tecla de atalho. Porém, sem dúvida seria algo interessante.

Deixe um comentário

Esse artigo foi útil para você? Ajude nós curtindo a página no Facebook. Compartilhar o artigo - Curtir o SoftDownload
Publicidade