10 programas de linha de comando para Windows

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Destaques.
Publicidade

Embora a linha de comando seja muito popular no Linux, existem programas para Windows que podem ser usados através do Prompt de Comando. Para lhe apresentar alguns desses programas, selecionamos aqui 10 programas gratuitos para Windows baseados em linha de comando para você usar em seu computador.

Publicidade

1. Chocolatey

O Chocolatey é provavelmente meu programa de linha de comando favorito. Ele permite que você instale e atualize programas no computador direto do Prompt de Comando. O programa é bastante simples de usar, basicamente basta digitar o comando choco install nomedoprograma para baixar e instalar os programas.

2. Torrench

O Torrench é um programa baseado em linha de comando especialmente útil para quem faz pesquisas em sites de torrent. Em vez de acessar sites de torrent repletos de anúncios, você pode simplesmente utilizar o Prompt de Comando do Windows para pesquisar e baixar os arquivos torrent nos principais sites de torrent.

3. aria2

aria2 é um programa de linha de comando que lhe permite baixar arquivos na internet a partir do Prompt de Comando. Ele trabalha como um gerenciador de download e, é capaz de acelerar o download dos arquivos, dividindo-o em múltiplas seções que são baixadas simultaneamente para que o arquivo seja baixado rápido.

4. SDelete

O SDelete, como o próprio nome sugere é um programa de linha de comando para excluir arquivos. Porém, ele não exclui os arquivos do modo padrão, ele substitui os arquivos várias vezes, para que seja impossível recuperar o arquivo deletado. Embora seja baseado em linha de comando, ele também é bem fácil de usar.

5. 2Printer

2Printer é um programa baseado em linha de comando capaz de imprimir múltiplos documentos ao mesmo tempo a partir do Prompt de Comando do Windows. Em vez de abrir os documentos um por um e enviá-los para impressão, você pode utilizar somente um comando para imprimir todos os documentos de uma pasta.

6.Nugget

O Nugget é um programa baseado em linha de comando que lhe permite verificar os arquivos no VirusTotal antes de salvá-los em seu computador. Basicamente, o que o programa faz é baixar o arquivo e examina-lo no VirusTotal. Se o arquivo estiver limpo, ele será salvo em seu computador para você usá-lo normalmente.

7. Fing

O Fing é um aplicativo gratuito para Windows, Mac, Linux, Android e iOS. A versão do Windows é baseada em linha de comando. Ele permite que você identifique a partir do Prompt de Comando os computadores e dispositivos conectados na rede Wi-Fi com informações como nome, endereço IP, endereço MAC e outros.

8. TronScript

O Tron Script é um script baseado em linha de comando que executa uma série de ferramentas para limpar computadores infectados por malwares. Uma das melhores características do TronScript é que ele é quase todo automatizado, portanto, você não precisa digitar os comandos para usá-lo, basta selecionar as opções.

9. ConEmu

ConEmu não é essencialmente um programa de linha de comando, mas sim um programa que lhe permite usar o Prompt de Comando, PowerShell e programas de terceiros de linha de comando, como por exemplo, o Chocolatey a partir de um único local. Ele possui suporte a abas, opções de personalização e muito mais.

10. Just-Install

O Just-Install é um programa baseado em linha de comando que oferece uma forma simples de você instalar programas no computador. Assim como o Chocolatey, ele é muto fácil de usar, basta você digitar o comando just-install nome-do-programa para ele baixar e instalar automaticamente o programa em seu computador.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *