10 programas para automatizar o computador

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Destaques.
Publicidade

A automação é muito interessante, ela permite transformar processos manuais em processos automáticos, que são executados com pouca ou nenhuma intervenção humana e isso pode ser muito útil no computador.

Nesse artigo selecionamos 10 programas gratuitos que você pode utilizar para transformar algumas tarefas repetitivas que você realiza em seu computador em tarefas parcialmente ou completamente automatizadas.

Publicidade

1. Ninite

Ninite é um programa gratuito que permite automatizar o processo de download e instalação de programas no computador. Tudo o que você precisa fazer é selecionar os programas que deseja instalar para o Ninite baixar e instalar automaticamente em seu computador a versão mais recente dos programas selecionados.

2. PureSync

O PureSync é um programa gratuito capaz de sincronizar ou realizar o backup automático de seus arquivos para pendrives, HD externos e outros dispositivos. Você pode configurá-lo para executar o backup quando o dispositivo for plugado no computador ou agendar um horário para ele executar o backup automaticamente.

3. DropIt

O DropIt é um programa gratuito que lhe permite copiar e mover automaticamente os arquivos de uma pasta para outra. Além disso, ele também pode organizar os arquivos em pastas, de acordo com o formato, data e outros. Uma vez configurado, ele roda em segundo plano para mover e copiar os arquivos automaticamente.

4. AutoDelete

O AutoDelete, como o próprio nome sugere, é um programa gratuito que lhe permite configurar regras para apagar automaticamente arquivos em seu computador. Basta selecionar as pastas que deseja limpar, definir as condições e ele irá realizar automaticamente uma limpeza da pasta toda vez que o Windows for iniciado.

5. Macro Creator

O Macro Creator é um programa gratuito que lhe permite automatizar tarefas repetitivas que você realiza no computador. É possível automatizar cliques do mouse e do teclado e criar scripts para executar programas, ler, salvar, copiar, recortar ou excluir arquivos ou textos, assim como criar macros com loops e condicionais.

6. WakeOnStandBy

WakeOnStandBy é um programa gratuito capaz de acordar automaticamente o computador da hibernação para executar tarefas. Tudo o que você precisa fazer é escolher o horário em que deseja que o computador seja acordado e, em seguida, definir a ação que será realizada, como por exemplo, executar um programa.

7. PhraseExpress

O PhraseExpress é um programa gratuito que completa automaticamente as frases que você mais usa em seu dia a dia. Basta cadastrar as frases que você usa e criar uma abreviação para elas. Uma vez feito isso, quando você digitar a abreviação, ele irá inserir automaticamente a frase no texto que você está escrevendo.

8. DragKing

O DragKing é um programinha simples, mas que pode ser bastante útil para quem está sempre copiando e colando textos. Basicamente, o que ele faz é copiar automaticamente os textos que você seleciona. Dessa forma, você não precisa pressionar o "Ctrl+C", basta selecionar o texto e ele será copiado automaticamente.

9. AutoSaver

O AutoSaver é outro programinha simples, mas que pode ser útil para quem trabalha com edição de textos, imagens, entre outros. Ele é capaz de salvar automaticamente o que você está fazendo no computador em um intervalo de tempo pré-definido, para que você não perca seu trabalho em caso de falha do computador.

10. Z-Cron

O Z-Cron é um programa que lhe permite agendar a execução automática de tarefas no computador, como por exemplo programar o desligamento do computador, fechar programas, baixar arquivos, copiar, excluir e remover arquivos e pastas, enviar mensagens de email, verificar a conexão de internet, entre outras tarefas.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

2 comentários

  • Ótimo como sempre.

  • Sensacionais as dicas.

    Vou analisar com calma cada proposta para autotomização do PC.

    Grato por este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *