10 formas de liberar espaço no Windows

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Destaques.
Publicidade

Uma das melhores formas de você melhorar o desempenho do seu notebook é comprando um disco SSD, porém os discos SSD ainda são bastante caros e por isso a capacidade de armazenamento deles é menor.

Se você tem um disco SSD de 120GB ou simplesmente quer liberar espaço na unidade C onde o Windows está instalado no computador, veja nesse artigo algumas dicas para liberar espaço na unidade do sistema.

10_formas_liberar_espaco

Publicidade

1. Mover as pastas do usuário

A pasta do usuário onde são salvos seus downloads, documentos, músicas e outros arquivos, ocupa muito espaço. Se você possui uma segunda partição ou HD no computador, você pode liberar espaço na partição do Windows movendo pastas do usuário para um segundo disco. Veja: Como mover as pastas do usuário.

2. Desabilitar a hibernação

A hibernação é um recurso do Windows que salva o estado atual do Windows no disco rígido, para permitir que você restaure o acesso ao computador da mesma forma que você deixou. Embora seja um recurso útil, ele pode criar um arquivo de mais de 3GB de tamanho e desativando a hibernação você libera esse espaço.

Para desativar a hibernação, pressione a tecla "Windows" para abrir o Menu Iniciar e digite cmd.exe. Clique com o botão direito sobre a opção cmd.exe exibida na pesquisa e selecione "Executar como administrador".

No Prompt de Comando, digite o comando: powercfg.exe -h off

Para reativar a hibernação, digite o comando: powercfg.exe -h on

img2_hibernacao

3. Limpar arquivos de atualizações

Quando você atualiza o Windows em seu computador para uma nova versão, uma cópia da versão anterior do Windows é salva para que você possa restaurá-la se necessário. Embora o Windows delete essa cópia após um determinado tempo, você pode acelerar o processo e excluir os arquivos para liberar mais espaço.

Pressione Win+R para abrir o Executar, digite cleanmgr e clique em OK.

Se solicitado, selecione a unidade C e na janela aberta clique em "Limpar arquivos do sistema".

Marque as opções "Instalações anteriores do Windows" e "Arquivos de instalação temporários do..."

img3_limpar_atualizacoes_windows

4. Reduzir o tamanho do arquivo de paginação

O arquivo de paginação é uma área do disco rígido que o Windows usa como uma memória virtual. Porém, se você tem mais de 8GB de memória RAM em seu computador, você pode diminuir o tamanho do arquivo de paginação, como por exemplo, para 2GB ou 4GB para liberar um espaço valioso na partição do sistema.

Pressione Win+R, digite systempropertiesadvanced e clique em OK.

Clique no botão "Configurações" da seção "Desempenho".

Clique na guia "Avançado" e depois no botão "Alterar" da seção "Memória virtual".

Na janela aberta, selecione a unidade C e defina um tamanho personalizado inicial e máximo.

img4_paginacao

5. Diminuir o espaço da restauração do sistema

A restauração do sistema é um recurso de backup do Windows, que utiliza espaço em disco para guardar imagens do sistema, que podem ser usadas para restaurar o sistema para um estado anterior. Você pode diminuir o espaço em disco disponível para a restauração para liberar um pouco mais de espaço em disco.

Pressione Win+R, digite systempropertiesprotection e clique em OK.

Selecione a unidade do sistema (C:) e clique no botão "Configurar..."

Na janela aberta, reduza o uso máximo para 2% do disco.

Você também pode clicar em "Excluir" para deletar os pontos de restauração existentes.

img5_restauracao_sistema

6. Limpar arquivos temporários

Uma das formas mais simples de você liberar espaço em disco é deletando os arquivos temporários que o sistema operacional cria. Para realizar essa tarefa, você pode usar a ferramenta nativa de limpeza de disco do Windows ou então, usar um programa de terceiros como o CCleaner, PrivaZer e Advanced System Care.

7. Desinstalar programas

Outra forma bem simples de liberar espaço no disco rígido é desinstalando os programas desnecessários, que você não usa mais. Embora você possa usar a ferramenta "Adicionar/Remover" do Windows, existem programas de terceiros mais eficientes, tal como o Geek Uninstaller, IOBit Uninstaller e o Revo Uninstaller.

revo_uninstaller1

8. Remover arquivos duplicados

É muito comum salvarmos cópias de um mesmo arquivo em vários locais diferentes. Embora isso não seja um problema quando você tem muito espaço em disco, esses arquivos podem ocupar bastante espaço em disco. Para encontrar e deletar arquivos duplicados, você pode usar programas como o Anti-Twin e o AllDup.

9. Analisar o espaço em disco

Assim como os arquivos duplicados, às vezes baixamos arquivos grandes da internet e eles simplesmente ficam perdidos dentro de uma pasta, ocupando um espaço valioso em disco. Uma forma fácil de encontrar esses arquivos é usar um programa que analisa o espaço usado em disco, como o WinDirStat e o WizTree.

10. Salvar arquivos na nuvem ou HD externo

Por fim, uma das formas mais simples de você liberar espaço em disco é salvar arquivos que você não usa com muita frequência em um HD externo ou na nuvem, para liberar espaço em disco. Essa opção pode ser útil especialmente para quem não possui um HD secundário no computador para salvar os seus arquivos.

img10_salvar_arquivos_nuvem

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário